NotíciasTissue no Brasil

Papel Higiênico Folha Dupla é preferência dos consumidores brasileiros

Lançamento da ITM permite fabricar papel higiênico folha simples, folha dupla e toalha de papel no mesmo equipamento em produção contínua

O Mercado de Papel Tissue sofreu muito nos últimos 2 anos devido aos altos custos de produção, como as altas nos preços da celulose, elevados custos de energia, taxa de câmbio desfavorecida, etc.

O resultado deste cenário fez com que a margem dos fabricantes convertedores diminuísse significativamente, de modo com que muitas empresas tiveram dificuldade para repassar esse aumento para seus clientes, supermercados, distribuidores, etc.

Conforme essa desalavancagem no mercado de papel tissue vai se intensificando, podemos perceber que inúmeros fenômenos negativos vão surgindo, como por exemplo, a guerra de preços dos fabricantes convertedores de papel.

Guerra de Preços

Como os custos aumentam e a margem diminui, muitas empresas precisam baixar os preços de seus produtos para poder vender, independente do custo, apenas para continuar girando seus estoques e continuar produzindo.

Podemos comprovar este fato quando passamos a observar mais detalhadamente o mercado, por exemplo, o mercado de papel higiênico folha simples sofreu muito por ter pouco valor agregado, ou seja, os consumidores já não têm mais a preferência pelo que “aparentemente” é mais barato, eles querem o que é melhor, mesmo que tenham que pagar mais por isso.

Essas empresas que fabricam apenas papel higiênico folha simples têm poucas possibilidades de inovar, algumas delas utilizam apenas celulose, outras utilizam aparas, mas nada que agregue valor de fato ao produto.

As empresas que utilizam 100% celulose na composição do produto foram as que mais tiveram prejuízo e tiveram então que utilizar aparas para reduzir estes custos

De um modo geral, a tendência do mercado de papel higiênico folha simples é fica cada vez mais complexa devido aos custos elevados e o baixo valor agregado.


A solução para essas empresas é se diferenciar com produtos melhores, com mais valor agregado, passando a produzir, folha dupla, toalha de cozinha afim de aumentar seu mix de produtos.

Bom, para poder fabricar tudo isso, antigamente era necessário importar máquinas de outros países já que no Brasil essas soluções tinham um custo muito alto.

Pensando nisso a ITM estará lançando no próximo mês sua linha de papel higiênico de produção contínua.

Esta solução irá permitir produzir papel higiênico folha simples, folha dupla e toalha de cozinha no mesmo equipamento já que o mesmo é todo modular.

Para saber mais sobre este projeto da ITM, entre em contato através do site http://www.itmaquinas.com/ ou do telefone (11) 2277-1613.

Mostrar mais
Botão Voltar ao topo
Baixe nosso e-book!

Conheça OS PRINCIPAIS fabricantes de papel tissue do Brasil e suas capacidades produtivas.

Este levantamento apresenta os principais fabricantes de papel tissue no Brasil em ranking definido por capacidade produtiva instalada.