NotíciasTissue no Brasil

Papéis Tissue mantêm crescimento

A produção e o consumo de papéis no Brasil ficaram estagnados no ano passado, mas a perspectiva é de desempenho positivo em 2019, segundo a finlandesa Pöyry.

A manutenção da trajetória de crescimento das vendas em determinados segmentos, com destaque para o papel para fins sanitários (tissue), e a provável recuperação das expedições de papéis para embalagens, diz o vice-presidente da multinacional de consultoria e serviços de engenharia, Carlos Farinha, dão suporte a essa expectativa.

“Se não ocorrer nenhuma catástrofe, deve haver crescimento”, diz o executivo. A partir da análise dos números preliminares relativos a 2018 da Indústria Brasileira de Árvores (Ibá), que reúne as empresas de base florestal no país, a Pöyry constatou que os únicos segmentos com alta de produção no ano passado foram tissue e cartões. As vendas desses papéis cresceram 3,9% e 3,7%, respectivamente, puxadas pelo mercado doméstico.

Ao mesmo tempo, o consumo de papel para embalagem, ou papelão corrugado, recuou 1,8%. Sozinho, o segmento representa 52% da produção nacional de papéis. Diante da previsão de crescimento de 2% a 2,5% do Produto Interno Bruto (PIB), a expectativa é de que as expedições de papelão ondulado mostrem reação, puxando a produção, afirma o gerente de Estudos Econômicos da Pöyry, Manoel Neves.

De acordo com o executivo, há importante correlação entre o consumo de papel para embalagem e o PIB nacional e o PIB industrial. Neste momento, os indicadores sugerem retomada de crescimento em linha com a evolução registrada nos últimos 15 anos.

Os executivos da Pöyry lembram ainda que as restrições na China à importação de aparas estão levando a uma alteração no perfil do suprimento de papel e fibras no mundo e, apesar da pressão sobre os preços da celulose entre o fim do ano passado e o início de 2019, os fundamentos do mercado permanecem sólidos.

Fonte: Valor Econômico

Mostrar mais
Botão Voltar ao topo
Baixe nosso e-book!

Conheça OS PRINCIPAIS fabricantes de papel tissue do Brasil e suas capacidades produtivas.

Este levantamento apresenta os principais fabricantes de papel tissue no Brasil em ranking definido por capacidade produtiva instalada.