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“Os líderes devem assumir o papel de protagonistas”, diz a diretora de RH da K-C Brasil

Alessandra Morrison participou de live do Mercado & Consumo em Alerta com edição temática sobre pessoas

Em live do Mercado & Consumo em Alerta com edição temática sobre pessoas, Alessandra Morrison, diretora de RH da Kimberly-Clark, compartilhou as práticas da empresa com a audiência do evento. Em seu discurso inicial, Alessandra enfatizou que “a empresa não parou”. Ela contou que o cuidado é um dos quatro valores da gigante da indústria e que não existe uma polaridade entre cuidar e manter os negócios.

Para enfrentar a crise, a executiva explicou que um comitê de crise foi criado para pensar em uma série de medidas para proteger os colaboradores e os consumidores. “Este comitê serviu para acelerar algumas tomadas de decisões. E por sermos uma operação global a gente se beneficiou da nossa rede interna com as boas práticas da Ásia, por exemplo”, disse.

Entre alguns os cuidados com o time, a empresa aplicou um treinamento com médicos para esclarecer dúvidas sobre a pandemia, criou um canal com um posicionamento técnico com a equipe médica para oferecer os cuidados necessários e descontruir mitos sobre o vírus, afastou pessoas que se encaixavam no quadro de risco, como idosos, pessoas com doença crônica e grávidas, tem feito a medição de temperatura de todos na fábrica, além de incentivar o uso da telemedicina. “Os líderes devem assumir o papel de protagonistas no desenvolvimento e implementação de projetos, fortalecendo valores e cultura corporativa”, defendeu.

Alessandra salientou que todas as práticas adotadas chegam até os promotores que estão em campo e que todas as medidas têm resultado em um número abaixo de casos se ao que está acontecendo no mercado. Ela também lembrou que todo o escritório corporativo da Kimberly-Clark está em home office desde o dia 16 de março e que para manter a equipe em harmonia, algumas frentes foram pensadas, como orientação técnica, dinâmica de trabalho flexível com regras de ouro estabelecidas [como horários de reunião, por exemplo], debates sobre as causas do isolamento, uma linha 0800 com apoio do jurídico, financeiro e um terapeuta, parceria com Podcast com psicólogos, app de meditação, além de um conjunto de conteúdos para esse público em teletrabalho.

Segundo a diretora de RH, autenticidade na organização, cuidado com a saúde – principalmente diante da pandemia –, accountability, para garantir que as pessoas se sintam responsáveis por tudo que elas fazem e a busca permanece em inovação têm sido os pilares do espírito de engajamento de todos os funcionários na empresa.

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Questionada sobre o futuro da empresa após a crise, Alessandra respondeu que “traçar cenários possíveis na situação atual, para a retomada e para o futuro, considerando diferentes perspectivas, novas relações de trabalho e mapeamento das diversas ações para cada um dos cenários” é um dos caminhos.