Ontex tem receita de US$ 492 milhões no primeiro trimestre de 2023
Alta de 15% foi impulsionada pelos aumentos de preços de dois dígitos em todos os negócios da companhia

A receita da Ontex para os seus principais mercados no primeiro trimestre de 2023 foi de € 446 milhões (US$ 492 milhões), um aumento de 15% na comparação com o mesmo período do ano anterior, impulsionado pelos aumentos de preços de dois dígitos em todos os negócios.
Nos produtos de cuidados com os bebês, a receita cresceu 10% em relação ao ano passado, impulsionada pelo crescimento contínuo do volume de fraldas para bebês. Em cuidados para adultos, o crescimento foi ainda mais expressivo, com alta de 22% na receita e também na comparação trimestral devido à demanda sólida, tanto nos canais de saúde quanto nos canais de varejo. A receita de cuidados femininos cresceu 16% na comparação anual, incluindo uma taxa de câmbio favorável. O crescimento da receita total aumentou 16% ano a ano e ficou 3% abaixo em comparação com o quarto trimestre de 2022, refletindo uma sazonalidade mais pronunciada.
As alterações de volume e mix não tiveram impacto líquido significativo. Na Europa, o mix de produtos melhorou, incluindo um maior crescimento de fraldas para bebês e cuidados para adultos. Os volumes ficaram estáveis em comparação com o primeiro trimestre de 2022, que foi impulsionado pela compra antecipada de clientes motivados pelo preço.
A demanda do mercado continua favorável para as marcas de varejo, ganhando participação de mercado em um mercado globalmente estável. Os volumes da Ontex na América do Norte diminuíram no trimestre, devido a uma redução de estoque mais acentuada em determinados clientes, afetando também o mix de produtos.
Os preços subiram em média 15% em relação ao ano passado, com aumentos de preço de dois dígitos em todas as categorias e nas principais regiões. Em seguida, após o grande aumento nos custos de matéria-prima e outros insumos de produção, a Ontex implementou aumentos de preços ao longo de 2022 para atenuar o impacto. Embora a maior parte dos preços neste trimestre seja efeito disso, a companhia continuou a implantar reajustes para recuperar a inflação acumulada de custos.
“A sólida melhora no desempenho do grupo continuou durante o primeiro trimestre com um forte crescimento de receita consolidando o impulso apresentado ao longo do ano passado. Mais importante ainda, demos a volta por cima na restauração das margens e, assim, continuamos o processo de redução do índice de alavancagem por meio de maior rentabilidade. Esses resultados e a conclusão do desinvestimento no México são outro passo positivo, pois aceleramos nossos esforços para simplificar nossas operações, aumentar a eficiência, fortalecer as relações com nossos clientes e garantir nosso financiamento”, afirmou Gustavo Calvo Paz, CEO da Ontex.