Oji Holdings prioriza fabricação de produtos para incontinência ante fraldas infantis
A alarmante queda na natalidade no Japão influenciou o ajuste na produção da companhia

Atualmente, diferentes países do mundo têm observado uma queda na taxa de natalidade, ou seja, a diminuição do nascimento de crianças. Em contrapartida, a população tem envelhecido mais, mudando, assim, o consumo das famílias em diferentes países.
No caso do Japão, o país possui a população mais velha do mundo, com uma em cada 10 pessoas possuindo 80 anos ou mais – o índice de habitantes com 65 anos ou mais (29,1%) mais alto do mundo. Já a natalidade está no nível mais baixo na história do país. Em 2023, o número de bebês nascidos diminuiu em 5,1% em relação ao ano anterior. Diante disso, o país enfrenta desafios demográficos e econômicos.
Tendo esse cenário em vista, a Oji Holdings, grupo japonês do ramo de papel e celulose, por meio de sua subsidiária Oji Nepia – que fabrica cerca de 400 milhões de fraldas infantis por ano – anunciou que irá focar sua produção nas fraldas para adultos, na categoria de produtos para incontinência urinária.
Esta é uma tendência observada globalmente e que vem apresentando crescimento gradual. Em 2011, por exemplo, a maior fabricante de fraldas do Japão, a Unicharm, informou que as vendas de fraldas para adultos haviam ultrapassado as de bebês. Nesse sentido, este mercado tem ampliado sua atuação, levando em consideração também o combate aos estigmas da incontinência urinária. Hoje, o segmento é avaliado em mais de US$ 2 bilhões.
O crescimento do mercado de fraldas para adultos foi um dos temas debatidos no painel de personal care durante o Tissue Summit Brasil 2024, que apontou as principais tendências do setor.
Para saber mais, clique aqui.