Notícias Varejo & Professional

Novo aplicativo de compra entrega até papel higiênico

Aplicativo faz entrega da “compra do mês” para usuários de 500 bairros na cidade de São Paulo

Abastecer as casas brasileiras com produtos de supermercado da mesma forma que o encanamento traz água. Essa é a ideia da startup Shopper, que acaba de receber um aporte de R$ 10 milhões liderado pelo fundo José Galló, criado pelo ex-presidente das lojas Renner. Hoje presente apenas em 500 bairros da cidade de São Paulo, a empresa pretende usar os novos recursos para sua expansão, atingindo também regiões do Grande ABC e de Campinas, além de fazer contratações e investimentos de marketing.

Ao contrário de rivais como Rappi, iFood e Pão de Açúcar, no qual o usuário seleciona os produtos que quiser a cada pedido, o sistema da Shopper funciona como uma “compra de mês”.

Pelo site ou aplicativo da empresa, o usuário pode selecionar os produtos que gostaria de adquirir de acordo com seu consumo e recebê-los regularmente em sua casa. Hoje, o catálogo soma mais de 2 mil itens, de produtos de higiene, limpeza e alimentos, com exceção de congelados e resfriados, cujo custo de operação é mais caro.

“Nosso objetivo é ajudar o consumidor a se organizar e planejar as compras”, diz Fábio Blanco, presidente executivo da Shopper, fundada em 2015. “Entregamos o que o usuário precisa, como pasta de dente ou papel higiênico, antes mesmo dele sentir falta do produto.” Hoje, as entregas são feitas por funcionários registrados pela empresa, munidos de veículos como tuk tuks (motos adaptadas com carroceria) e caminhões.

Para ganhar eficiência, a empresa tem um fluxo diferente: não tem supermercados parceiros nem funcionários dedicados às compras. Todos os produtos são adquiridos diretamente da indústria e a logística é organizada em um centro de distribuição próprio na região da Barra Funda, em São Paulo. “Enviar uma pessoa ao mercado para comprar os produtos aumenta o custo da cadeia”, diz Blanco, que tem 26 anos e fundou a startup com uma colega de faculdade , Bruna Vaz Negrão. “Nossos preços podem ser até 12% mais baratos por conta disso”, promete o executivo.

Para Amure Pinho, presidente da Associação Brasileira de Startups (ABStartups), faz sentido o nome de José Galló se relacionar com o da Shopper. “Com a experiência de um cargo de liderança na Renner, ele tem conhecimento de operação do varejo, principalmente de logística e atendimento”, afirma. “É uma parceria estratégica pensando na expansão da Shopper.”