CeluloseNotícias

Nova fábrica de celulose pode ocupar espaço deixado pela Eldorado Brasil em MS

Com 200 mil hectares de florestas plantadas de eucalipto ‘sobrando’, Mato Grosso do Sul volta a ser a “bola da vez”

celulose

O empresário Mário Celso Lopes nunca desistiu do projeto de uma fábrica de celulose em Ribas do Rio Pardo (MS)

A venda da Eldorado Brasil para asiática Paper Excellence (PE) ainda não foi 100% concluída mas já existem previsões no mercado que podem mexer com a ‘balança’ da produção de celulose no país.

Por enquanto a Paper Excellence, que tem sede na Holanda e também é controladora da Asia Pulp and Paper, pagou apenas R$ 1 bilhão, dos R$ 15 bilhões previstos, referente à 13% das ações da empresa. Como já foi amplamente divulgado pela imprensa, a transação deverá ser concluída nos próximos doze meses.

A novidade, no entanto, fica por conta de um “gap” deixado pela suspensão – a princípio – da ampliação da Eldorado Brasil (projeto Vanguarda 2.0) que chegou a ter a terraplanagem iniciada em maio de 2015.

Com 200 mil hectares de florestas plantadas de eucalipto ‘sobrando’ em Mato Grosso do Sul e com dois projetos já anunciados (um em Ribas do Rio Pardo e outro em Aparecida do Taboado), o estado voltaria a ser novamente “a bola da vez”.

A reportagem do Painel Florestal ouviu dois renomados e experientes consultores que confirmaram que 2018 será o ano da “retomada de estudos de uma nova fábrica de celulose no país”. Um deles citou o Mato Grosso do Sul, reacendendo duas hipóteses.

 

Mostrar mais
Botão Voltar ao topo