fbpx
NotíciasTissue no Brasil

Neve convida artista plástico a produzir série de ilustrações sobre saneamento básico

Ação é realizada em comemoração ao Dia Mundial do Banheiro, com o objetivo de aumentar a conscientização sobre a falta de saneamento básico no mundo

O Dia Mundial do Banheiro, celebrado em 19 de novembro, foi criado pelas Nações Unidas com o objetivo de aumentar a conscientização sobre a falta de saneamento básico no mundo. A fim de sensibilizar para o tema, a marca de papéis higiênicos e lenços umedecidos Neve® convidou o artista paraense Ritchelly Oliveira a produzir uma série de ilustrações realistas, que retratam a realidade de cerca de metade da população brasileira que não tem acesso a tratamento e coleta de esgoto, e de mais de 4 milhões de pessoas que não tem um banheiro.

As sete obras, que parecem fotografias, são ilustrações produzidas com carvão. O artista usou como inspiração imagens captadas por iniciativas de empreendedores sociais que levam soluções alternativas de coleta e tratamento de esgoto para áreas periféricas ou isoladas, como zonas rurais e comunidades tradicionais (indígenas, quilombolas, entre outras).

O projeto foi realizado por meio do projeto Banheiros Mudam Vidas, iniciativa global da Kimberly-Clark e liderado pela Neve® no Brasil. A ação inclui um texto manifesto para o Dia Mundial do Banheiro, de modo a disseminar o tema e os projetos realizados pelas iniciativas que receberam apoio e participaram de um processo de aceleração promovido pela marca em 2019.

 

O processo de produção das fotos durou cerca de três meses. Além da referência das imagens que transmitem histórias reais, o artista envolveu, no processo de criação, suas vivências familiares. “Nasci em uma cidade no interior do Pará chamada Xinguara, onde muitas famílias usam banheiros fora de casa, as chamadas casinhas, como foi a realidade dos meus avós e tios que moravam pela região. Vivenciei isso até os meus quinze anos, sobretudo, nos períodos de férias quando visitava meus familiares. Participar do Projeto Banheiros Mudam Vidas foi um jeito de retomar essa realidade que fez parte da minha história e ainda hoje é a de muitos brasileiros”, comenta Ritchelly Oliveira.

As ilustrações foram publicadas nas redes sociais da marca, acompanhadas do seguinte texto manifesto:

Temos a missão de tornar vidas melhores fornecendo o que é essencial. 

Papel higiênico e lenços umedecidos são nossa forma de cuidado.

Muitos de nós não têm nem a higiene básica. Queremos promover mais dignidade.

 

Temos a convicção de que a universalização do saneamento é um objetivo coletivo. 

Por que metade dos brasileiros não tem acesso a tratamento e coleta de esgoto?

Queremos hoje, por meio da arte, mostrar essa realidade. 

 

Temos investido em iniciativas com nosso mesmo propósito de mudança,

para conseguir mudar a realidade de muitas pessoas. 

Saneamento é um direito de todos. Banheiros Mudam Vidas.

 

Neve apoia iniciativas que contribuem com a universalização do saneamento básico.

Neste Dia Mundial do Banheiro, conheça quem quer mudar essa realidade junto com a gente.

DOCUMENTÁRIO

Além da série ilustrada, a Neve® lançou, em outubro, o documentário “Banheiros Mudam Vidas”, um curta-metragem produzido à distância e com histórias de pessoas beneficiadas pela iniciativa. Neste ano, a marca ainda transformou suas embalagens em uma plataforma de divulgação do tema saneamento básico ao consumidor, dando visibilidade ao trabalho realizado pelos empreendedores sociais que receberam apoio da marca.

Fonte
Kimberly-Clark
Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Baixe nosso e-book!

Conheça OS PRINCIPAIS fabricantes de papel tissue do Brasil e suas capacidades produtivas.

Este levantamento apresenta os principais fabricantes de papel tissue no Brasil em ranking definido por capacidade produtiva instalada.