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Navigator tem lucro líquido de € 72 milhões no primeiro trimestre de 2023

O resultado divulgado representa um aumento de 42% na comparação com o mesmo período do ano anterior

A The Navigator Company reportou lucro líquido de € 72 milhões no primeiro trimestre de 2023 – o mais elevado para um primeiro trimestre da empresa – representando um aumento de 42% em comparação com o mesmo período do ano anterior. O volume de negócios somou € 501 milhões.

O Ebtida totalizou € 131 milhões, um crescimento de 8% em relação ao mesmo período do ano anterior, refletido em uma margem Ebitda de 26% – aumento de 1,4%.

Apesar do contexto de forte retração global de procura em praticamente todos os segmentos de celulose e papel, a companhia alcançou sua melhor performance num primeiro trimestre.

As vendas de papel representaram cerca de 64% do volume de negócios, as de celulose somaram 13%, as de tissue, 10%, as de energia, 10% e as de packaging, 3%.

A papeleira ressalta que 2022 foi um ano de forte escassez de oferta no mercado, levando a um volume anormal de encomendas na indústria. Dessa forma, o primeiro trimestre de 2023 foi marcado por um elevado volume de estoques em toda a cadeia de distribuição, que condicionou significativamente a procura em todos os segmentos de celulose, papel UWF e papel de embalagem.

De acordo com a empresa, o período em análise foi marcado pela redução expressiva dos preços da celulose, vindos de máximos históricos. Isso se deve ao aumento do nível de estoques ao longo da cadeia de abastecimento durante o final de 2022 e início de 2023; pelo alívio dos desafios logísticos sentidos durante 2022; e pelo aumento da oferta, devido à entrada de novas capacidades e menos paradas de manutenção do que em 2022.

RESILIÊNCIA NO SEGMENTO DE TISSUE

No segmento de tissue, a Navigator informou que a procura por produto acabado mostrou-se resiliente, permitindo um bom desempenho das vendas, que, impulsionadas pela evolução de preços, resultaram num crescimento de 27% na comparação anual.

O volume de vendas de tissue atingiu 24 mil toneladas, uma redução de 7,7% na comparação anual, sobretudo pelo desacelerar acentuado de vendas de bobina por menor disponibilidade produtiva. O crescimento das vendas de produto acabado deu-se sobretudo por meio do canal de varejo.

Ao longo do trimestre, houve uma desaceleração dos custos de energia e fibras externas, ainda assim em valores historicamente elevados. “Também neste segmento, a Navigator mantém uma política de preços responsável, continuando a adotar uma gestão prudente dos seus custos variáveis e fixos, com margens equilibradas e prosseguindo com foco na inovação e na diferenciação, que se refletiu na valorização da sua atratividade e reputação de mercado”, destacou a companhia.

Cabe lembrar que, no final de março, foi concluída a operação de aquisição do negócio de consumo do Grupo Gomà-Camps na Espanha. A integração dessa nova fábrica permitirá à Navigator posicionar-se como o segundo maior produtor ibérico de tissue, adicionando 35 mil toneladas de capacidade de produção, para um total de 165 mil toneladas, e aumentando a capacidade de conversão em 60 mil toneladas, para 180 mil toneladas. A agora denominada Navigator Tissue Ejea fechou o trimestre com um volume de negócios superior a € 32 milhões.

Fonte
Navigator Executive Digest
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