Navigator registra lucro líquido de € 159 milhões no primeiro semestre
O resultado representa um crescimento de 16% na comparação com os seis primeiros meses de 2023

No primeiro semestre de 2024, a portuguesa The Navigator Company registrou um lucro de 159 milhões de euros, o que representa um crescimento de 16% na comparação com o mesmo período no ano passado, de acordo com comunicado emitido à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM). Este foi o segundo melhor resultado alcançado pela empresa num primeiro semestre do ano.
Entre janeiro e junho, o volume de negócios da companhia obteve 1.066 milhões de euros, um crescimento de 9% na comparação ao mesmo período de 2023.
Além disso, a empresa registrou um crescimento de 18% em seu Ebitda, com 299 milhões de euros e margem Ebitda de 28%, beneficiando-se da redução dos custos variáveis em todos os segmentos de celulose e papel e também dos custos fixos.
SEGMENTO DE TISSUE COM BOM DESEMPENHO
A procura no mercado de papel tissue apresentou uma boa dinâmica no primeiro semestre de 2024, com um volume de vendas de 94 mil toneladas, o que representa um crescimento de 54% na comparação com o mesmo período do ano anterior. Segundo a empresa, o resultado foi beneficiado pela entrada de nova capacidade, fruto da aquisição das ações da Accrol Group Holdings plc, líder no segmento de transformação de papel tissue no Reino Unido, agora denominada Navigator Tissue UK.
De acordo com a companhia, a integração foi bem-sucedida, e se tornou efetiva no segundo trimestre. A aquisição faz parte da estratégia de diversificação e expansão do Grupo, com entrada no mercado britânico, por meio de uma empresa líder no setor.
As vendas internacionais no negócio de tissue representaram 76% do volume de vendas da companhia, tendo como principais mercados a Espanha, com 35% do total de vendas, o Reino Unido com 20% e a França com 18%.
Por outro lado, o produto acabado representou 96% das vendas totais e as bobinas 4%. No que diz respeito a segmento de clientes, o de consumo doméstico registrou 78% das vendas, enquanto os Away From Home (AFH) representam os 22% restantes.
Confira o relatório na íntegra aqui.