Navigator cresce 27% no segmento de tissue no primeiro semestre de 2025
Resultado do segmento contribuiu para reduzir impacto da queda de 4,4% no volume de negócios consolidado da companhia

A The Navigator Company divulgou os resultados referentes ao primeiro semestre de 2025, destacando o desempenho positivo de seus negócios diversificados. Apesar de uma queda geral no volume de negócios, que totalizou € 1,019 bilhão, um recuo de 4,4% em relação ao mesmo período de 2024, o segmento de tissue apresentou forte expansão, com crescimento de 27% no período.
De acordo com a companhia, o avanço do tissue, aliado ao desempenho do setor de packaging, que também registrou crescimento, fez com que ambos os segmentos passassem a representar quase 30% do seu faturamento total. Essa diversificação tem contribuído para reduzir a dependência do mercado de papel para impressão e escrita (UWF) – tradicionalmente o principal negócio da empresa.
O Ebitda consolidado atingiu € 216 milhões, com margem de 21,2%, enquanto o lucro líquido somou € 85 milhões, queda de 46% em comparação ao primeiro semestre de 2024. Ainda assim, a Navigator ressaltou a resiliência operacional e o ganho de participação de mercado, com elevação de 3 pontos percentuais nas encomendas globais e 2 pontos percentuais na Europa.
A companhia também destacou que o investimento total no período chegou a € 94 milhões, sendo aproximadamente 60% destinado a projetos ambientais e de sustentabilidade, alinhados à meta de descarbonização e transição energética prevista para os próximos anos.
Com esses resultados, a Navigator reforça sua estratégia de fortalecer segmentos de maior crescimento, como tissue e embalagens, ao mesmo tempo em que mantém foco em eficiência e sustentabilidade.
TISSUE CRESCE E GANHA ESCALA INTERNACIONAL COM AMPLICAÇÃO DA BASE DE CLIENTES
Nos primeiros seis meses do ano, o volume de vendas de tissue da Navigator (produto acabado e bobinas) atingiu 119 mil toneladas, um aumento de 27% em relação ao mesmo período do ano anterior, enquanto o valor das vendas cresceu 35% na comparação com o mesmo período de 2024.
Segunda a empresa, esse crescimento foi impulsionado pela integração do negócio da Navigator Tissue UK, adquirido em maio de 2024, que fortaleceu o avanço das vendas e ampliou a base de clientes.
As vendas internacionais no segmento de tissue representaram, neste semestre, 81% do volume total (ante 54% em 2022, antes da integração da Tissue Ejea e da Tissue UK). Os mercados mais relevantes foram o Reino Unido, com 36% do total de vendas, a Espanha, com 29%, e a França, com 14%.
O produto acabado respondeu por 98% das vendas, enquanto as bobinas representaram os 2% restantes. Em relação à divisão por segmento de clientes, o At Home ou Consumer (varejo) vem ganhando espaço e atualmente responde por cerca de 83% das vendas, enquanto o Away from Home (institcuinoal) representa os 17% restantes.
As marcas próprias registraram, de janeiro a junho de 2025, um crescimento de 20% em comparação ao mesmo período do ano anterior, apoiadas em uma base diversificada de clientes e em produtos inovadores.