Navigator acelera transformação digital com 30 projetos e reforça a resiliência dos negócios com IA
No segmento de tissue foi desenvolvida uma ferramenta de otimização da gramagem do papel, que minimiza a variabilidade e o consumo de fibras
A The Navigator Company, uma das principais produtoras de papel e produtos florestais em Portugal, está consolidando sua aposta na transição digital e na Inteligência Artificial (IA), impulsionando a eficiência operacional, a inovação e a sustentabilidade. Nos últimos dois anos, a companhia iniciou e desenvolveu mais de 30 projetos digitais, aplicando IA, Machine Learning, Robótica e Visão Artificial em diversas áreas e segmentos de negócio, com retorno na redução dos custos de produção, na otimização processual, na satisfação do cliente ou na produtividade das equipes.
Segundo a empresa, essas alterações estão em curso na área industrial, onde os modelos de Machine Learning estão ajudando a Navigator em processos de decisão operacional e de gestão com forte impacto no pilar ambiental, como o consumo de fibras (otimizando o consumo de madeira), de químicos (tornando o processo mais eficiente e reduzindo o impacto ambiental) ou os parâmetros de qualidade (cumprindo especificações e minimizando desperdício).
Entre os projetos estratégicos da companhia destacam-se iniciativas como a otimização da gestão logística e a implementação de soluções de Advanced Process Control (APC) no segmento de celulose, permitindo melhorias na qualidade e estabilidade do processo, bem como a otimização do consumo de químicos.
No segmento de tissue foi desenvolvida uma ferramenta de otimização da gramagem do papel, minimizando a variabilidade e o consumo de fibras. Também estão em andamento projetos na área florestal, especificamente para facilitar o acesso às matérias-primas.
Mantendo o foco nos colaboradores, a Navigator também está desenvolvendo um conjunto de ferramentas que utilizam GenIA, para automatizar tarefas, mitigar riscos e aumentar a produtividade e a motivação dos trabalhadores.
Reconhecendo a importância do papel transformador da IA e da transição digital nas organizações, além do aspecto ambiental, o roadmap da Navigator nessas áreas também inclui contribuições decisivas para os componentes social e de governança. Alguns exemplos são: o modelo de IA Generativa com ChatBot interativo para respostas 24 horas por dia, sete dias por semana, às dúvidas dos colaboradores, ou a automação no processamento de dados ambientais e a adoção de plataformas centralizadas de interação com clientes e fornecedores. Em conjunto, essas são ferramentas proporcionam maior visibilidade dos processos da empresa e uma maior transparência nas relações com stakeholders.
De acordo com a empresa, a pandemia de Covid-19 acelerou a digitalização e revelou a necessidade de requalificação do capital humano para novos desafios e funções. “A Navigator mantém o compromisso de preparar os seus colaboradores para esse novo paradigma, promovendo a inovação e garantindo uma transição digital inclusiva e sustentável”, declarou a empresa.













