
Com o objetivo de promover a educação ambiental e fortalecer a cadeia da reciclagem, a Mili, maior fabricante 100% brasileira de papel tissue, passou a integrar o projeto “As Atitudes de Hoje Transformam o Amanhã”, desenvolvido em parceria com o Sinpacel (Sindicato das Indústrias de Papel e Celulose do Paraná), Embrart e KWM Brasil. A iniciativa busca estimular a coleta seletiva de papel em escolas, valorizar o trabalho das associações de catadores e mobilizar comunidades e famílias em Curitiba e Região Metropolitana.
Desde o início do projeto, em fevereiro de 2024, já foram arrecadadas mais de 30 toneladas de papel, com resultados expressivos:
- Economia de 2,96 milhões de litros de água;
- Redução de 65 mil kWh de energia;
- Queda de 49 toneladas de CO2 – o equivalente a 255 veículos a menos nas ruas;
- Preservação de 326 árvores.
Na Fase I, o programa implantou sete pontos de coleta, arrecadou 6.862 kg de papel e destinou corretamente mais de 30 toneladas de resíduos, resultando na produção de 25 toneladas de papel reciclado. Os dados reforçam a importância da logística reversa e da colaboração entre indústria, sociedade e instituições de ensino para o avanço da economia circular.
Com o início da Fase II, o projeto foi ampliado e agora conta também com o apoio de Technocoat e Rede Condor. Entre as novidades estão as doações contínuas de itens de higiene para famílias durante um ano, a produção de 300 lixeiras personalizadas pela Embrart, utilizando tecnologia digital Hanway, com tintas à base d’água e alta produtividade, e a expansão das ações de conscientização em escolas e comunidades.
“Participar como patrocinadora reforça o compromisso da Mili em conectar propósito, cuidado e sustentabilidade, mostrando que uma marca pode ser muito mais do que produtos – pode ser agente de transformação”, afirma Denise Pires, gerente de Marketing na Mili, em uma publicação no LinkedIn.