Metsä Tissue define meta climática alinhada à ciência para reduzir as emissões totais de gases de efeito estufa até 2030
A empresa expandiu suas iniciativas sustentáveis para toda a cadeia de valor, visando uma redução total de 50% nas emissões de gases de efeito estufa (GEE)

A Metsä Tissue, divisão de papel tissue do Metsä Group, está intensificando suas ações para reduzir as emissões de gases de efeito estufa (GEE) em toda a sua cadeia de valor. A empresa estabeleceu metas ambiciosas para 2030, incluindo a eliminação total de emissões diretas e indiretas em suas operações (Escopos 1 e 2) e uma redução de 8% nas emissões da cadeia de suprimentos (Escopo 3).
No total, a Metsä Tissue pretende reduzir suas emissões de GEE em 50%, superando o requisito mínimo de 43% do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC) e alinhando-se com o Acordo de Paris.
Para atingir essas metas, a empresa está investindo em diversas iniciativas sustentáveis:
- Escopo 1: conversão de fábricas para uso exclusivo de combustíveis renováveis, eliminando o uso de combustíveis fósseis.
- Escopo 2: compra de eletricidade, vapor e calor exclusivamente de fontes renováveis.
- Escopo 3: redução de emissões na cadeia de valor por meio da adoção de biocombustíveis no transporte, parcerias com fornecedores para minimizar emissões e melhorar a eficiência energética.
Além de reduzir o impacto ambiental de suas operações, a Metsä Tissue reforça que sua estratégia beneficia seus clientes, que dependem de fornecedores sustentáveis para atingir suas próprias metas climáticas.
“Desde 2018, estamos em um caminho sistemático em direção às nossas ambiciosas metas de redução de emissões, bem como às nossas outras metas para 2030. Até agora, já alcançamos mais de 40% de redução em nossas metas combinadas de Escopo 1 e 2, e também fizemos um bom progresso em outras áreas de nossos KPIs de sustentabilidade, incluindo os tópicos sociais e de governança”, disse Johanna Kesti, vice-presidente sênior de Marketing, Comunicação e Sustentabilidade da Metsä Tissue.
“Nossa intenção é contribuir positivamente para as emissões da cadeia de valor dos nossos clientes, que são altamente dependentes das ações de redução de seus fornecedores. Acreditamos que podemos criar valor significativo tanto para nossos clientes quanto para os usuários finais de nossos produtos de papel tissue, quando falamos de produtos de necessidade diária. Os melhores impactos podem ser criados em colaboração com os clientes e fornecedores mais ambiciosos”, concluiu Kesti.
Segundo a empresa, a meta de gases de efeito estufa da Metsä Tissue foi garantida como parte do Relatório de Sustentabilidade alinhado ao CSRD 2024 do Metsä Group por um auditor externo, garantindo o alinhamento com padrões reconhecidos internacionalmente.