Metsä Tissue apresenta pedido de planejamento final para a proposta de fábrica de papel tissue no Reino Unido
Se aprovada, a fábrica seria capaz de produzir 240 mil toneladas de papel tissue fresco por ano, aumentando a autossuficiência do Reino Unido no mercado de papel tissue para aproximadamente 85%

A Metsä Tissue, divisão de papel tissue do Metsä Group, enviou um pedido de planejamento completo ao Conselho de East Riding of Yorkshire para a construção de uma nova fábrica em Goole, no Reino Unido. Se aprovada, a fábrica terá capacidade para produzir 240 mil toneladas de papel tissue à base de fibras frescas por ano, o que representa aproximadamente um quinto do volume atual de papel tissue do país. Com isso, seriam criados mais de 400 empregos diretos, além de milhares de oportunidades na cadeia de suprimentos e na economia local.
Atualmente, cerca de 40% do tissue consumido no Reino Unido e na Irlanda é importado. Ao aumentar a produção local, a fábrica ajudaria a elevar a autossuficiência do setor para cerca de 85%, além de reduzir o volume de transporte nas estradas britânicas.
Nesse contexto, a Metsä Tissue priorizou o engajamento com a comunidade local e outros stakeholders para garantir que o projeto traga benefícios para a região e cause o menor impacto ambiental possível. Como parte do processo de planejamento, a empresa realizou duas consultas públicas em 2024, permitindo que a população examinasse os planos e fornecesse feedback, contribuindo para a melhoria do projeto final.
O projeto faz parte do programa estratégico Future Mill da Metsä Tissue e contará com tecnologias de ponta para garantir eficiência operacional e alto desempenho ambiental. A empresa tem investido continuamente em inovação para melhorar a sustentabilidade de suas fábricas na Europa, com o objetivo de oferecer produtos livres de combustíveis fósseis até 2030.