Metsä Group inicia negociações estatutárias para melhorar lucratividade e eficiência operacional
Com programa de € 300 milhões, grupo busca fortalecer competitividade e melhorar eficiência em suas operações globais

O Metsä Group anunciou o início de negociações estatutárias em todas as suas áreas de negócio e operações. Segundo avaliações preliminares, as medidas planejadas podem resultar na redução permanente de até 800 postos de trabalho, caso sejam implementadas.
Em julho deste ano, o Metsä Group havia comunicado o início do planejamento de um programa de economia de custos e aumento de lucros estimado em € 300 milhões. Com o fim da fase de planejamento, a empresa inicia agora as negociações referentes ao seu quadro de funcionários.
A lucratividade da companhia vem sendo impactada por três fatores principais: a crescente incerteza no comércio global, as flutuações cambiais e o aumento dos custos de matérias-primas e despesas gerais, que têm pressionado os resultados financeiros. “Operamos em um setor intensivo em capital, em que a combinação entre menor utilização da capacidade e custos mais altos cria uma equação insustentável que precisa ser corrigida”, afirmou Jussi Vanhanen, presidente e CEO do Metsä Group.
Na elaboração do programa de economia, a empresa destacou a importância dos custos de compras e logística, além da eficiência da cadeia de suprimento de madeira, que representam uma parcela significativa das economias planejadas. Também foram identificadas medidas para otimizar operações, reduzir custos fixos e aprimorar a eficiência dos custos variáveis.
Vanhanen acrescentou: “Nossos colaboradores têm feito um bom trabalho dentro do modelo operacional atual. Infelizmente, isso não é suficiente nesta situação. Precisamos otimizar nossas operações para garantir a competitividade no longo prazo”.
Estima-se que uma parte significativa das reduções – aproximadamente 540 cargos – ocorrerá na Finlândia. Além das demissões, mudanças nas funções dos funcionários também poderão ser implementadas. As negociações seguirão a legislação trabalhista vigente em cada país. O Metsä Group emprega aproximadamente 9.600 pessoas no mundo, sendo 5.600 delas na Finlândia.
As negociações não envolvem o fechamento permanente de unidades produtivas. O desenvolvimento de novos projetos do grupo, como Muoto, Kuura, lignina e captura de CO2 de base biológica, continuará conforme o planejado. As provisões de despesas relacionadas ao programa serão refletidas nos resultados da empresa referentes ao último trimestre do ano.