NotíciasTissue no mundo

Mercado de tissue na China deve impulsionar movimento de integração no país

A expectativa é de um crescimento de 78% ou de 7,1 milhões de toneladas na capacidade de fibra curta no país nos próximos anos

Em 2023, 50% da produção total de celulose global foi de fibra curta (BHK), somando cerca de 38,5 milhões de toneladas. O principal mercado que consumiu esse volume foi o de tissue, com aproximadamente 41%. E esse cenário deve se manter, com o segmento de tissue apresentando um panorama de crescimento no médio prazo, com CAGR de 3,5% entre 2023 e 2028.

Nesse contexto, a China segue como o principal destino da celulose de fibra curta, com 47% do consumo. Isso ocorre porque a maioria dos fabricantes de tissue no país não são integrados, ou seja, não têm produção própria de celulose como as brasileiras Suzano e Bracell, por exemplo. Além disso, o uso de fibras recicladas também é pequeno no mercado chinês.

Porém, esse cenário está começando a mudar, visto que a idade média das fábricas de papel tissue na China é de apenas oito anos – um mercado jovem. Além disso, algumas máquinas integradas e semi-integradas apresentam custos apenas minimamente mais baixos do que as máquinas não integradas.

Diante disso, a expectativa para os próximos anos é de um crescimento de 78% ou de 7,1 milhões de toneladas na capacidade de fibra curta na China, impulsionada por uma possível onda de integração no mercado interno de papel tissue.

Mostrar mais
Botão Voltar ao topo