fbpx
NotíciasTissue no Brasil

Melhores práticas para reuso de água branca em fábricas de tissue

As fábricas de papel tissue em todo o mundo estão se esforçando para melhorar suas lucratividades. Um projeto de otimização de sistema de água pode resultar em economias significativas. Aproximadamente US $ 80.000 à US $ 300.000 podem ser economizados por cada 378 lpm de água fresca que é reduzida da entrada da fábrica. Os valores de economia potencial são mostrados na tabela abaixo.

tissue

Medir valores de entrada e saída da fábrica no início do projeto

Um fator chave que devemos manter em mente quando iniciar um projeto de redução de água é que qualquer ação deve mudar o volume de água entrando e saindo da fábrica. Os sistemas de água podem ser muito complexos. Redirecionar a água para vários locais no processo não terá um benefício econômico positivo, a menos que as mudanças tenham impacto na entrada (água fresca) e nos fluxos de saída de água (água para o esgoto ou tratamento de resíduos). Após um projeto de redução de consumo de água, se o fluxo de água fresca da entrada da fábrica não diminuiu, o projeto provavelmente não será considerado um sucesso.

Onde procurar por economias de água

Revise cada chuveiro da máquina tissue para otimizar o uso de água. Os tamanhos dos orifícios do bico podem estar desgastados e grandes, fazendo o chuveiro consumir mais água do que o necessário. Uma auditoria de chuveiros da máquina poderia ajudar a determinar se muita água está sendo utilizada. Como exemplo, em uma pesquisa recente de bicos, foi determinado que a água do chuveiro que está sendo usada em uma máquina de tissue pode ser reduzida de 7.200 a 4.920 lpm, alterando os bicos aspersores para os padrões de melhores práticas.

tissue

Substitua os bicos de chuveiro desgastados. Um chuveiro com quarenta e nove bicos de 0,040″ que funcionam a 200 psi usará cerca de 110 m³ de água por dia quando novo. Quando se desgasta para 0.042″, o volume pode aumentar para mais de 121 m³ de água por dia desperdiçando cerca de 3.800 m³ de água por ano.

Balancear o processo para eliminar os tanques de transbordo. Muitas fábricas têm sistemas de água branca que podem sair do equilíbrio, resultando em perdas de água e fibra para a canaleta. Se esse problema existe, uma revisão do equilíbrio completo do sistema de água pode ser necessária.

Reutilize a água da vedação da bomba de vácuo. Se a água fresca estiver sendo reutilizada como água de vedação da bomba de vácuo, a instalação de um sistema de recirculação de água de vedação da bomba de vácuo pode economizar entre 378 a 7570 L de água por dia.

Substitua a água fresca por água branca do Saveall ou clarificador DAF. A maioria dos chuveiros de máquinas de papel (as exceções são chuveiros alta pressão de limpeza dos feltros e chuveiros pichasso) podem utilizar água branca clarificada se estiver devidamente condicionada antes de seu uso. Um sistema típico de filtração de água branca é mostrado abaixo.

tissue

Um sistema apropriado filtra a água branca clarificada (do DAF ou saveall) duas vezes antes de chegar ao chuveiro da máquina. O primeiro estágio de filtragem usa um produto como o filtro de recuperação de fibras Rotoflex™, para remover tons/dia de fibras. O filtrado deste estágio flui para um tanque e é bombeado para um filtro de polimento como o sistema de filtragem ErGo™ que removerá qualquer fibra aglomerada e contaminantes que potencialmente possam entupir os bicos dos chuveiros.

Quando substituir o chuveiro de água fresca por água branca, a última questão a considerar é o tipo de chuveiro necessário. Os chuveiros de bicos convencionais, chuveiros de escova e chuveiros com bicos autolimpantes ​​são todos utilizados ​​em aplicações de água branca. A seleção de melhores práticas do chuveiro é baseada no tamanho do orifício e na qualidade da água branca após o sistema de filtragem. Consulte o gráfico abaixo como guia para selecionar o chuveiro correto para a aplicação da sua fábrica.

tissue

Mostrar mais
Botão Voltar ao topo
Baixe nosso e-book!

Conheça OS PRINCIPAIS fabricantes de papel tissue do Brasil e suas capacidades produtivas.

Este levantamento apresenta os principais fabricantes de papel tissue no Brasil em ranking definido por capacidade produtiva instalada.