MelhoramentosNotíciasPapéis e fibras

Melhoramentos apresenta resultado de compostagem da embalagem Biona, em até 75 dias

Desenvolvida para atender o setor de alimentos, embalagem é uma alternativa para a substituição do plástico de uso único

A Melhoramentos apresentou o resultado do experimento que mostrou a compostagem acelerada da embalagem Biona, desenvolvida a partir de matéria-prima renovável. Em apenas 75 dias, uma unidade da embalagem se decompôs completamente após ser enterrada em um recipiente de vidro, demonstrando seu potencial de retorno à natureza e sua contribuição para modelos alinhados à economia circular, que priorizam a regeneração de recursos e a redução de resíduos.

Com uma pegada de carbono de 0,02 kgCO₂e por unidade – 43,5% menor do que uma embalagem de polipropileno –, a Biona se apresenta como uma alternativa de embalagem para substituição do plástico de uso único, e reforça o compromisso da Melhoramentos em desenvolver soluções de menor impacto ambiental e com benefícios reais para toda a cadeia produtiva.

O experimento, iniciado em junho deste ano durante a inauguração da fábrica Biona –, teve todas as etapas registradas em vídeo e está disponível no canal oficial da companhia no YouTube. As imagens mostram o processo de decomposição em ritmo acelerado, evidenciando que inovação e responsabilidade ambiental podem e devem caminhar juntas.

“Queríamos ir além dos dados técnicos e mostrar, na prática, que a Biona realmente retorna à natureza de forma leve e responsável”, afirma Carolina Alcoforado, diretora da Gestão e Novos Negócios da Melhoramentos.

A Biona fica localizada em Camanducaia, no Sul de Minas Gerais, região onde a Melhoramentos mantém há mais de 80 anos operações florestais sustentáveis para extração de fibras de celulose de alto rendimento. A fábrica marca a entrada da companhia em uma nova frente de negócios voltada à bioeconomia.

Para assistir ao vídeo, clique aqui.

 

Mostrar mais
Botão Voltar ao topo