Celulose Notícias

Melhoramentos 129 anos de história!

Mais de um século de história marcado por inovações, sucesso e reconhecimento, tornando-se líder nacional no segmento. Nesse mês de Setembro, a Companhia Melhoramentos completa 129 anos de história no Brasil!

Fundada em 12 de setembro de 1890 e miscigenada com a história da cidade de São Paulo, a Companhia Melhoramentos iniciou suas atividades à luz das profundas transformações econômicas e sociais decorrentes do crescimento vertiginoso excitado pela expansão do café.

Com o objetivo de abastecer os fornos de cal e de cerâmica, em 1877 começaram a plantar Eucalipto para ter lenha. A atividade tornou-se tão importante na cidade de São Paulo que acabou batizando o local, conhecido atualmente como Município de Caieiras.

Em 1923, a companhia tomou a decisão histórica de investir em florestas plantadas como fonte de matéria-prima para celulose, tornando-os pioneiros no negócio. Desde então plantam Araucárias e, depois de muitas pesquisas, investiram também no plantio de Pinheiros.

A produção de celulose veio somente em 1942, mas foi no ano de 1946 que passaram também a fabricar a celulose a partir da fibra curta com utilização do eucalipto, o que os considerou pioneiros também nesse segmento.

Buscando identificar as espécies que mais se adaptavam à região, e consequentemente à produção de celulose, diversas espécies de coníferas e folhosas foram plantadas nas fazendas da empresa.

Unidades de manejo e floresta plantada

A empresa conta com três unidades de manejo, somando mais de 16 mil hectares nas cidades de: Caieiras-SP, Bragança Paulista-SP, Camanducaia-MG, que se destinam à produção de fibras de alto rendimento, bem como ao fornecimento de madeira ao mercado local.

Do total de áreas manejadas, aproximadamente 48% encontram-se preservadas em forma de Áreas de Preservação Permanente (APP), Reserva Legal (RL), e Florestas de Alto Valor de Conservação (FACV), formando um imenso corredor ecológico para a biodiversidade presente nas fazendas.

Com tudo isso, ela prova que é possível harmonizar produção e preservação, proporcionando a manutenção da flora e fauna local e garantindo um ambiente saudável aos seus colaboradores e às comunidades presentes nas áreas de influência.

Quer saber mais sobre a Melhoramentos ? 

Acesse: http://www.melhoramentos.com.br/v2/