fbpx
NotíciasTissue no BrasilVoith

Maximize a extração de fibras de alta qualidade de papéis reciclados

Como principal elemento do Sistema de Dispersão Compacto BlueLine, o novo InfibraDisp maximiza a extração de fibras de alta qualidade de papéis reciclados

A Voith está ampliando o portfólio de produtos da sua linha de preparação de massa BlueLine com o lançamento de um novo dispersor com ajuste hidráulico de distanciamento. O InfibraDisp é caracterizado por um ajuste de distanciamento preciso, com variação contínua de posicionamento, ajuste automático do ponto zero e operação amigável. A nova unidade de controle inteligente permite monitorar o desgaste dos discos e evita o risco de contato dos discos com os sensores de vibração. Como principal elemento do Sistema de Dispersão Compacto BlueLine, o novo InfibraDisp maximiza a extração de fibras de alta qualidade de papéis reciclados.

Maximize a extração de fibras de alta qualidade de papéis reciclados

INFIBRADISP: AJUSTE HIDRÁULICO DE DISTANCIAMENTO OFERECE UM AJUSTE CONTINUO E PRECISO DA INTENSIDADE DE DISPERSÃO

No processo de dispersão, as partículas e tintas indesejáveis são separadas das fibras e moídas até uma dimensão adequada para permitir o seu processamento posterior. O novo dispersor oferece ganhos de resistência extraordinariamente elevados – de até 25% – e otimiza a preparação das estruturas das fibras para a subsequente aplicação de amido. O inovador ajuste hidráulico de distanciamento oferece uma variação contínua e precisa da intensidade de dispersão, garantindo assim o melhor resultado para o processo. O ajuste pode ser feito a qualquer momento por um painel de controle amigável instalado diretamente na máquina. Juntamente com o recém-lançado dispersor, os novos discos para dispersores The Wall da Voith oferecem uma combinação perfeita para garantir os melhores resultados tecnológicos com um consumo específico de energia comparativamente baixo.

Maximize a extração de fibras de alta qualidade de papéis reciclados
O InfibraDisp é caracterizado por um ajuste de distanciamento preciso, com variação contínua de posicionamento, ajuste automático do ponto zero e operação amigável.

AJUSTE AUTOMÁTICO DO PONTO ZERO OFERECE RESULTADO DE DISPERSÃO PERMANENTEMENTE ELEVADO E REPRODUTÍVEL

“O sistema hidráulico do novo dispersor InfibraDisp nos permite garantir um ajuste preciso do ponto zero após a substituição de discos ao toque de apenas um botão. Com isso, dispensamos as intervenções manuais no dispersor,” afirma Susana Fernández-Carrión, gerente das plantas de preparação de massa da Saica, em Saragoza, na Espanha. Graças ao ajuste automático do ponto zero, o InfibraDisp garante um resultado de dispersão otimizado o tempo todo. A detecção do ponto zero só é disparada pelo operador, mas é realizada de maneira totalmente autônoma pelo sistema.

“Graças ao seu ajuste automático do ponto zero, a operação do InfibraDisp é muito mais simples que a de dispersores disponíveis no mercado,” afirma Tomislav Druzinec, engenheiro de start-up da Voith Paper. “A reprodutibilidade oferecida pelo sistema de reconhecimento automático, que é independente do operador do sistema, garante uma significativa estabilização dos processos de dispersão dos nossos clientes.”

PROJETO ROBUSTO, ALTAMENTE CONFIÁVEL E DE FÁCIL MANUTENÇÃO

A construção soldada e altamente estável do novo dispersor oferece uma operação de longo prazo, alta confiabilidade e virtualmente isenta de desgaste. A rosca alimentadora é movida pelo acionamento principal do dispersor. Isso resulta em uma alimentação de massa continua e homogênea nos discos, o que não apenas evita a formação de obstruções, mas também minimiza as flutuações de desempenho que costumam ocorrer no processo de dispersão.

Maximize a extração de fibras de alta qualidade de papéis reciclados
A rosca alimentadora do InfibraDisp é movida por seu acionamento principal, o que resulta em uma alimentação de massa continua e homogênea nos discos, além de evitar a formação de obstruções e minimizar as flutuações de desempenho no processo de dispersão.

Além disso, a rosca alimentadora é de fácil acesso e toda a máquina oferece uma manutenção simples graças ao seu acionamento único.  “Seu conceito de projeto, com um único motor para acionar tanto o rotor como a rosca alimentadora, economiza espaço e também nos permitirá reduzir nossos custos de manutenção,” acrescenta Fernández-Carrión. A combinação de lubrificação forçada com lubrificação por cárter alimenta os mancais do InfibraDisp continuamente, aumentando a sua segurança operacional até mesmo em caso de incidentes imprevisíveis.

VANTAGENS EM AUTOMAÇÃO GRAÇAS A UNIDADE DE CONTROLE COM PROJETO INOVADOR

Além do novo ajuste hidráulico de distanciamento, outro componente essencial do InfibraDisp é a sua unidade de controle especialmente projetada, que oferece recursos inovadores da Indústria 4.0 não disponíveis em equipamentos convencionais. A unidade de controle é responsável pelas funções de automação, como o controle da detecção automática do ponto zero, o processamento dos valores de monitoramento de vibração e a adaptação do sistema a parâmetros técnicos locais.

“O novo sistema de medição do desgaste dos discos nos permitirá aprimorar o monitoramento do desgaste ao longo de todo o ciclo de vida dos discos. Com isso, poderemos comparar o desgaste de diferentes discos ou da operação com diferentes matérias primas, detectando anormalidades inclusive antes de uma parada programada,” afirma Fernández-Carrión, exaltando as funcionalidades do produto. No futuro, o sistema de monitoramento de desgaste poderá, por exemplo, conectar-se diretamente à loja virtual Voith Webshop, colocando pedidos de novos discos automaticamente. Além disso, com o monitoramento permanente da vida útil dos discos e o cálculo do seu tempo remanescente de operação, o sistema pode prever e sugerir uma data para a substituição dos discos com antecipação.

[btnsx id=”46208″] • OnCall.Video da Voith oferece suporte remoto com especialistas e pacotes especiais
• Voith ajuda a diagnosticar problemas com a máquina de papel em operação
• Nova rebobinadeira Voith TwinDrive garante significativos aumentos de capacidade 

SISTEMA DE DISPERSÃO COMPACTO: BAIXOS CUSTOS E OTIMIZAÇÃO DOS RESULTADOS DE DISPERSÃO

O novo dispersor InfibraDisp integra o Sistema de Dispersão Compacto BlueLine da Voith, que se destaca por sua alta eficiência energética, desempenho confiável, elevado desaguamento e projeto compacto.  Além do InfibraDisp, o sistema de dispersão inclui a prensa parafuso InfiltraScrewpress e a unidade de aquecimento InfibraHeater.

Saiba mais sobre o InfibraDisp e o Sistema de Dispersão Compacto, acesse: https://voith.com/corp-en/papermaking/compact-dispersion-system.html.

Maximize a extração de fibras de alta qualidade de papéis reciclados

Mostrar mais
Botão Voltar ao topo
Baixe nosso e-book!

Conheça OS PRINCIPAIS fabricantes de papel tissue do Brasil e suas capacidades produtivas.

Este levantamento apresenta os principais fabricantes de papel tissue no Brasil em ranking definido por capacidade produtiva instalada.