Celulose Notícias

Mato Grosso do Sul é o maior exportador de celulose do Brasil

estoque celulose

Estado já atingiu a marca de 1 milhão de hectares de eucalipto plantados, ampliou seu parque industrial e, agora, se consolidou como o maior exportador do produto no país no primeiro quadrimestre de 2020

Em 2019, o estado de Mato Grosso do Sul atingiu a liderança das exportações de celulose no país, com 9,7 milhões de toneladas comercializadas, valor que corresponde a 22,20% do total brasileiro das exportações do produto naquele ano.

A produção de base florestal no estado tem batido recordes nos últimos anos. Entre 2010 e 2018, de acordo com a a Semagro (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar), com base nos dados do IBGE e do MDIC, a produção disparou em 308%, chegando a 17 milhões de metros cúbicos de madeira em tora para papel e celulose em 2018.

exportacao-celulose-china

Em 2020, o estado segue mostrando seu potencial, afinal, já atingiu a marca de 1 milhão de hectares de eucalipto plantados, ampliou seu parque industrial e, agora, se consolidou como o maior exportador do produto no país no primeiro quadrimestre de 2020. Conforme a Semagro, o volume exportado foi de 1,49 milhão de toneladas, resultado 4,7% superior ao mesmo período do ano passado e que representa 29,27% de todas a exportações brasileiras do produto, à frente de estados como Bahia, Rio Grande do Sul, São Paulo e Espírito Santo.

“O desenvolvimento do setor florestal em Mato Grosso do Sul ao longo de praticamente uma década, tendo a celulose como carro-chefe, tem sido fundamental para a atração de novos empreendimentos e diversificação da economia sul-mato-grossense. Nós aprendemos a trabalhar com a celulose e vimos a economia mudar ao longo dos anos. Hoje não somos mais só soja e boi, no mínimo também temos celulose”, avaliou Jaime Verruck, secretário da Semagro.

Isso também pode ser interessante 👇🏻
• Incape se destaca na produção de papel maculatura para a indústria tissue
• Voith ajuda a diagnosticar problemas com a máquina de papel em operação
• Lotus Química lança auxiliar de retenção e drenagem para fabricação de papel tissue

A pasta informou, ainda, que a a China é o principal destino das exportações sul-mato-grossenses de celulose, representando 60,27% dos valores exportados. Esses números para o mercado chinês tiveram um crescimento de 3,89% em termos de valor e 6,42% em termos de volume exportado. O segundo maior mercado da celulose de Mato Grosso do Sul são os Estados Unidos, com 10,74% do valor exportado, embora com queda em 2020 em relação ao primeiro quadrimestre de 2019, quando a participação chegava a 15,95% em termo de valores exportados.

Banner Hergen Portal Tissue Online