Manutenção em rolos curvos passa a ser oferecida no Centro de Serviços da Valmet em Sorocaba
Investimentos em equipamentos específicos e capacitação da equipe técnica trazem ganhos de eficiência de produção e redução de custos de operação para os clientes

Araucária, 02 de outubro de 2018 – A Valmet passou a oferecer o serviço de manutenção de rolos curvos em sua unidade de Sorocaba. Globalmente, a companhia já entregou mais de 200 serviços desse tipo desde 2015, quando começou a expandir sua capacidade para manutenção de rolos curvos em unidades localizadas na Ásia, América do Norte e América do Sul.
“Após a avaliação do mercado nacional, adquirimos equipamentos específicos e investimos na alteração do layout do workshop, na construção de uma sala limpa para montagem, no manuseio dos rolamentos novos e na capacitação da nossa equipe. Outro diferencial da Valmet é a expertise global, com especialistas distribuídos em várias localidades do mundo”, afirma Ailton Vinha, gerente de vendas de rolos.
A manutenção não é limitada aos problemas mecânicos. A Valmet também entende os requisitos do processo para a performance ideal de rolos. O contínuo desenvolvimento para modernizações de rolos curvos permite oferecer soluções inovadoras que aprimoram a eficiência da produção, aumentam os intervalos de manutenção e reduzem os custos de operação.
As vantagens dos serviços de manutenção da Valmet são:
- capacidade de manutenção para rolos de qualquer fabricante;
- capacidade para manutenção em rolos de grandes larguras;
- expertise global, permitindo avaliações de especialistas ao redor do mundo;
- centro de armazenamento para peças sobressalentes e rolamentos especiais.
A Valmet também oferece diferentes tipos de capas e revestimentos, avaliando sempre a melhor aplicação. Todos os componentes críticos ou com desgastes são avaliados pelos inspetores e engenharia da empresa.
Com uma estrutura completa e equipe capacitada, a empresa está preparada para atuar em situações diversas, como em falhas não esperadas. Foi o caso de um rolo curvo de uma das maiores secadoras de celulose do Brasil que foi enviado a Valmet para desmontagem, inspeção, montagem final e testes, além da verificação dos itens sobressalentes.
Para a operação, foi preciso importar rolamentos do centro de distribuição na Finlândia. Mesmo com esse trâmite, foi possível realizar o serviço dentro do tempo estimado. Todo o processo levou apenas 21 dias, entre a chegada e saída do equipamento, incluindo o tempo de importação.