fbpx
NotíciasPapel Marrom

Maioria dos acionistas da Klabin vota pela compra da marca e fim de royalties

A proposta recebeu 98,2% de votos a favor; o percentual surpreendeu, embora a decisão já fosse esperada

Nessa quinta-feira, 26, acionistas minoritários da Klabin aprovaram, em assembleia geral extraordinária (AGE), por maioria “esmagadora”, a proposta de incorporação da Sogemar, que culminará no fim do pagamento de royalties pelo uso da marca que dá nome à empresa e pertence aos controladores.

A informação foi confirmada pela companhia, em fato relevante encaminhado à Comissão de Valores Mobiliários (CVM). A proposta recebeu 98,2% de votos a favor, sem considerar as abstenções. O percentual surpreendeu, embora a decisão já fosse esperada.

A aprovação já era tida como certa, considerando o compromisso formal do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e das orientações de voto a distância, que apontavam que, de início, por volta de 50% do capital autorizado a participar da decisão eram favoráveis à operação.

 

Na última década, a Klabin pagou cerca de R$ 430 milhões em royalties decorrentes dos contratos de licenciamento estabelecidos com a Sogemar e Klabin Irmãos & Cia (KIC). No ano passado, o valor foi de R$ 58 milhões, ou 1,3657% do faturamento líquido gerado pelos produtos de papel cartão e embalagens de papelão ondulado identificados com as marcas.

Tais valores cresceriam daqui para a frente, sobretudo, devido à compra dos negócios de embalagens de papelão ondulado da International Paper (IP) no país, concretizada neste ano, e ao futuro crescimento de capacidade produtiva da empresa.

Fonte
Valor Econômico
Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Baixe nosso e-book!

Conheça OS PRINCIPAIS fabricantes de papel tissue do Brasil e suas capacidades produtivas.

Este levantamento apresenta os principais fabricantes de papel tissue no Brasil em ranking definido por capacidade produtiva instalada.