Notícias Tissue no Brasil

Maior transparência, eficiência e segurança graças às Soluções de Realidade Virtual da Voith Paper

  • Pacote permite simular nova máquina de papel já na fase de planejamento do projeto
  • Melhores resultados de aprendizagem graças a programas de treinamento interativos e personalizados para máquinas novas e existentes.
  • Possibilidade de capacitação da equipe em um ambiente virtual seguro

Em 26 de junho, durante a ZELLCHEMING-Expo 2018, a Voith lançou suas Soluções de Realidade Virtual, o novo pacote de serviços inteligentes da Voith Paper. O pacote permite que os fabricantes de papel modelem suas novas máquinas de papel em um ambiente de realidade virtual. Com isso, a Voith oferece aos seus clientes maior transparência, eficiência e segurança na fabricação de papel ao longo de todo o ciclo de vida de suas máquinas.

As Soluções de Realidade Virtual da Voith Paper permitem aos fabricantes de papel criar uma representação digital de suas máquinas. O sistema permite ver a máquina em funcionamento antes mesmo de sua construção – seja em um monitor de computador ou usando óculos de realidade virtual para vivenciar uma experiência ainda mais realista. Essa possiblidade facilita muito a configuração das máquinas e o desenvolvimento de sua respectiva infraestrutura já na fase de planejamento do projeto, ao permitir simular, por exemplo, sistemas de preparação de massa, prédios e rotas de acesso. A solução também simplifica enormemente o fornecimento de informações às pessoas envolvidas no projeto graças à possibilidade de se representar – de maneira realística e em qualquer lugar do mundo – as características e funções dos componentes individuais e da máquina como um todo.

As Soluções de Realidade Virtual da Voith Paper também permitem utilizar o período antes do comissionamento da máquina de maneira mais efetiva, graças à possibilidade de capacitação e familiarização de operadores, equipes de manutenção e gerentes com as máquinas e seus mecanismos internos que não são diretamente acessíveis na vida real. Programas virtuais de treinamento permitem que as equipes adquiram experiência com a operação da máquina de papel antes mesmo do início do seu funcionamento. A possibilidade de realizar treinamentos em um ambiente de realidade virtual oferece muito mais do que estímulos visuais: o simulador reproduz até mesmo os ruídos ambientais de maneira realista, além de permitir que o usuário se desloque por toda a máquina e interaja com a máquina com suas mãos. A simulação de múltiplas percepções sensoriais de maneira simultânea garante resultados de aprendizagem muito superiores.

As Soluções de Realidade Virtual da Voith Paper também garantem maior eficiência à operação propriamente dita. A equipe pode praticar algumas atividades de manutenção nos cenários de treinamento interativo. Além de simular cada passo dos trabalhos de manutenção – até mesmo simulando a utilização de ferramentas –, os treinamentos também abordam o tema da segurança do trabalho. O sistema permite, por exemplo, simular e treinar a substituição de uma manta de prensa ou de uma cesta-peneira em um ambiente virtual seguro antes da realização da tarefa na máquina propriamente dita. Os procedimentos aprendidos dessa maneira permitem reduzir a duração das paradas de manutenção na vida real, além de garantir um menor índice de erros e menores riscos de acidentes de trabalho.

Com suas Soluções de Realidade Virtual, a Voith Paper está dando o próximo passo no caminho para o Papermaking 4.0. “Nosso objetivo é aliar o potencial oferecido pela digitalização ao processo físico de produção e, dessa forma, otimizar a fabricação de papel”, explica Thomas Holzer, presidente da Business Line Projects da Voith Paper. Com isso, a Voith está mais uma vez oferecendo aos seus clientes uma solução de serviços inteligentes, feitos sob medida, voltados para as necessidades dos clientes e que aumentarão significativamente a disponibilidade da máquina e a confiabilidade do processo.