Luiz Carlos Dutra assume liderança da Abihpec
O executivo assumiu o cargo de presidente-executivo, substituindo João Carlos Basílio, que esteve à frente da associação por quase três décadas

Recentemente, a Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (Abihpec) anunciou Luiz Carlos Dutra como seu novo presidente-executivo. O executivo, que deixou o cargo de diretor-executivo da Bracell, onde estava desde 2023, substituirá João Carlos Basílio, que esteve à frente da associação desde sua fundação, em1995.
De acordo com Dutra, assumir a presidência da Abihpec é um “feliz retorno” ao setor. Há pouco mais de dez anos, ele passou pela Unilever, Johnson & Johnson (atual Kenvue) e FBS Consumo. Além disso, também foi presidente da Associação Brasileira das Indústrias de Produtos de Higiene, Limpeza e Saneantes (Abipla).
Durante a década de 1990, João Carlos Basílio esteve à frente do Sindicato da Indústria de Perfumaria e Artigos de Toucador no Estado de São Paulo (Sipatesp) e foi um dos responsáveis por criar a entidade nacional, a partir de uma reunião com representantes de cerca de 45 empresas. Atualmente, são mais de 400 associadas. A expectativa é de que o executivo reduza gradualmente sua atuação até o final deste ano. “A Abihpec é líder absoluta, nossa indústria é uma das únicas em que uma entidade representa nacional e internacionalmente, participando dos principais fóruns em todo o mundo”, afirmou Basílio.
Apesar de não realizar mais a divulgação do faturamento do setor, a Abihpec atualiza, mensalmente, os números referentes à balança comercial.
De acordo com os dados mais recentes, entre janeiro e junho, a Indústria brasileira Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos registrou superávit de US$ 7,9 milhões – queda de 69% na comparação com o resultado obtido nos primeiros seis meses do ano anterior, com o maior prazo de liberação de licenças por parte da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e em meio às dificuldades do cenário atual na Argentina.
Recentemente, a Abihpec renovou sua parceria de mais de 20 anos com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apexbrasil). Com o novo ciclo do projeto Beautycare Brazil, a previsão é que sejam feitos investimentos de R$ 27,8 milhões até julho de 2026, com foco em mercados como Estados Unidos, França, África do Sul e Índia.