CeluloseNotícias

Lucro líquido da Stora Enso sobe 74%

O resultado do quarto trimestre foi beneficiado por melhor avaliação de florestas, que compensou a queda da receita e do resultado operacional

A sueco-finlandesa Stora Enso registrou lucro líquido de 519 milhões de euros no quarto trimestre de 2019, com alta de 74% na comparação anual, beneficiada pelo impacto positivo de 600 milhões de euros proveniente da melhor avaliação de suas florestas, que compensou a queda da receita e do resultado operacional no intervalo.

De outubro a dezembro de 2019, a companhia de produtos florestais reportou vendas de 2,41 bilhões de euros, com recuo de 9,3% frente aos 2,66 bilhões do quarto trimestre de 2018.

O resultado antes de juros, impostos, depreciação e amortização trimestral caiu 36% na mesma comparação, para 259 milhões de euros, pressionado principalmente pelos preços mais baixos da celulose. O lucro operacional, pelo padrão IFRS, saltou 91,4%, a 680 milhões de euros, impulsionado pelo ganho de 600 milhões no valor das florestas.

Lucro líquido da Stora Enso sobe 74%

Para 2020, a companhia prevê que as condições comerciais mais difíceis, na esteira de incertezas geopolíticas, devem continuar influenciando seu desempenho. “O declínio da demanda de papel na Europa vai persistir e a demanda por outros produtos do grupo deve ser mista. O inverno excepcionalmente ameno na região nórdica pode afetar a colheita de madeira e, consequentemente, o suprimento de matéria-prima e potencialmente aumentar os custos de madeira”, informou a empresa em comunicado.

A empresa destacou que a greve em curso na indústria papeleira da Finlândia deve afetar negativamente os resultados.

LEIA TAMBÉM:

Mostrar mais
Botão Voltar ao topo
Baixe nosso e-book!

Conheça OS PRINCIPAIS fabricantes de papel tissue do Brasil e suas capacidades produtivas.

Este levantamento apresenta os principais fabricantes de papel tissue no Brasil em ranking definido por capacidade produtiva instalada.