NotíciasTissue no Brasil

Lotus Química inaugura smart office com foco no bem-estar e produtividade dos profissionais

Acreditando que fazer negócios é cuidar de gente, a empresa aposta em um ambiente agradável e confortável para seus colaboradores

Movida pela oportunidade de expandir os laboratórios de pesquisa e desenvolvimento, a Lotus Química cedeu o espaço administrativo para essa ampliação e construiu, no segundo andar da sua sede, um novo escritório no conceito smart office, totalmente focado na produtividade, saúde e bem-estar de seus colaboradores.

De acordo com dados estudados pela empresa Leesman, maior assessoria independente do mundo sobre efetividade no trabalho, o espaço físico de trabalho eleva de modo significativo os níveis de satisfação dos profissionais para realizarem as suas atividades. Tendo entrevistado mais de 2.500 funcionários ao redor de todo o mundo, 85,1% confessaram que o espaço físico é importante e 56,7% disseram que o design e arquitetura do local de trabalho promovem maior produtividade.

As pesquisas confirmam o que já é do conhecimento da maioria: cuidar do bem-estar e da saúde dos colaboradores é uma excelente estratégia de negócio. Em tempos de pandemia, cuidar do colaborador virou estratégia não só de produtividade, mas também de sobrevivência das empresas.

Pensando nisso, um dos destaques do novo escritório, logo na entrada, é a luz natural que avança no ambiente da Lotus Química na medida certa.

Segundo artigo do arquiteto Kevin Van Den Wymelenberg, o uso da luz natural também pode ter impacto sobre a produtividade dos funcionários de uma empresa. Há relatos sobre ambientes de trabalho que, quando iluminados pela luz do dia, os profissionais têm mais conforto e, consequentemente, se tornam mais produtivos.

A Leesman, empresa londrina já mencionada, que trabalha para decifrar como o ambiente de trabalho pode contribuir com as organizações, afirmou, com base em suas pesquisas que, desde 2010, vêm entrevistando profissionais de 67 países, que 75,8% das pessoas afirmam que a luz natural é importante para elas no dia a dia.

Bem por isso, a Lotus Química não economizou nos vidros ao redor da empresa, com proteção UV, que além de beneficiar a saúde e bem-estar dos colaboradores, proporcionam uma vista fantástica para a mata preservada ao redor da sede. Nada mais apropriado para uma empresa que respira sustentabilidade e responsabilidade ambiental.

“No Sul, especialmente na região serrana, o inverno não é tímido. Como os dias são mais curtos, com o frio intenso somados ao isolamento social em razão da pandemia causada pela Covid-19, colaboradores encontrarão dificuldades de realizarem atividades externas. Logo, poder trabalhar perto da mata e com a presença da luz solar no ambiente de trabalho vai contribuir e muito para a saúde física e mental dos colaboradores”, comenta Túlio Lima, diretor executivo e fundador da empresa.

Além disso, outro grande diferencial do espaço é a organização do layout, colaborando para que a gestão horizontalizada praticada pela Lotus Química aconteça com muito mais fluidez.

Muito além da automação, o método de gestão horizontalizado usado pela empresa propicia a formação de um time voltado para as demandas do mercado, com menos burocracias, maior agilidade na tomada de decisões, alimentando um ciclo virtuoso no desenvolvimento intelectual e de autorresponsabilidade dos colaboradores.

TECNOLOGIA DE PONTA PARA UMA EMPRESA QUE QUER SER GLOBAL

Em razão do nível de maturidade elevado que os colaboradores da Lotus Química têm – consequência clara da gestão horizontalizada –, o trabalho remoto forçado pela pandemia não teve maiores consequências. Hoje, a empresa pratica o modelo híbrido, no qual funcionários se revezam para manter a operação local e abastecimento dos clientes da indústria de papel e celulose sempre a contento.

Algumas ações antecipadas da empresa em 2019 facilitaram ainda mais esse processo, como a migração de todos os sistemas e dados para servidores em nuvem.

Porém, com os planos de internacionalização avançando, a Lotus Química decidiu por aproveitar a empreitada do novo espaço para investir também em salas inteligentes de reuniões com softwares e hardwares de altíssima qualidade para reuniões on-line com audiovisual de alta performance com qualquer lugar do Brasil e do mundo.

FAZER NEGÓCIOS É CUIDAR DE GENTE

A decoração do novo espaço também foi pensada com muito carinho, afirma a diretoria. Com alguns revestimentos em madeira e pintura em tons de verde, cor oficial da marca Lotus, o ambiente remete ao tema florestal. “Todos os nossos produtos químicos são 100% biodegradáveis. Esta é, na verdade, o grande diferencial da Lotus perante a concorrência. Não faria o menor sentido decorar a nossa ‘casa’ com qualquer tema que não remetesse à natureza”, reforça o diretor e fundador da empresa.

“Proporcionar um ambiente funcional, inteligente e confortável é cuidar do nosso cliente interno. Sabemos que, quanto mais potencializarmos as habilidades e a rotina de trabalho de nossos colaboradores, mais bem assistidos estarão nossos clientes.  Dar recursos para que nossos profissionais executem seus trabalhos de modo saudável, se desenvolvam e aprendam com a rotina é a nossa prioridade”, comenta Juliana Paes, diretora de Marketing e Comunicação da Lotus Química.

Em 2020 e no 1º trimestre de 2021, a organização realizou altos investimentos na fábrica e em operações. Ampliou a capacidade produtiva com novos tanques, maquinário e nova sede fabril, além de trocar a frota para logística própria.

Esse investimento da nova área administrativa reforça a inspiração diária da Lotus Química Industrial: cuidar das pessoas e do meio ambiente, com ideias que vão além do discurso e se transformam em ações.

Mostrar mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo