Acessórios e insumosKadantNotíciasSoluções e Inovações

Lâmina de crepe com ponta cerâmica supera expectativas de fabricantes de tissue

Estudo de caso evidencia redução de perdas e aumento da eficiência na crepagem com lâmina de ponta cerâmica da Kadant

A crepagem do tissue é uma operação realizada nas etapas finais do processo de fabricação, sendo responsável por proporcionar características de espessamento, alongamento, absorção e maciez ao papel. Quando essas características são atributos essenciais do produto final, a crepagem torna-se uma etapa vital. Tecnicamente, diversos fatores podem influenciar o processo de crepagem.

A fabricação do tissue ocorre em menos de dois segundos, desde a formação da folha até a obtenção do rolo jumbo. Embora seja um processo simples em alguns aspectos, para se obter um tissue de alta qualidade e atender às exigências do mercado, é necessário explorar ao máximo o potencial da crepagem. Os sistemas de raspagem e crepagem são fundamentais para garantir a qualidade do produto e proteger a superfície do cilindro Yankee nas máquinas de alta velocidade atuais. O químico adequado também é um fator chave neste processo. Existem muitas variáveis envolvidas na crepagem, mas se o sistema de raspagem e crepagem não estiverem corretamente ajustados, a capacidade de produzir um tissue macio e absorvente fica comprometida.

O estudo de caso a seguir demonstra a importância de ajustar corretamente essas variáveis no processo de crepagem.

DESAFIO

Um fabricante de tissue estava enfrentando perdas significativas de produção (quase 10%) devido a variações na qualidade do produto após a crepagem no cilindro Yankee. A planta fabrica até 30 tipos diferentes de produto, sendo que 50% da produção corresponde a papel higiênico de 15g/m². Também são produzidos guardanapos. A lâmina padrão utilizada era de aço 1095, com vida útil média de duas a quatro horas.

SOLUÇÃO

Recomendou-se a lâmina CeraEdge™ L devido à sua capacidade de aumentar significativamente a vida útil em comparação ao aço convencional, reduzir as variações 2-sigma da folha (resistência, elasticidade e espessura, fatores que contribuem para perda de folha) e gerar um papel com toque mais macio.

 

RESULTADOS

Após a utilização das lâminas de crepe CeraEdge™, a equipe de produção observou os seguintes resultados:

  • Redução da perda de produção de 10% para quase 0%;
  • Redução significativa na taxa de desgaste da lâmina (vida útil 10 vezes maior que a do aço);
  • Aumento da eficiência da máquina e da segurança operacional devido à redução nas trocas de lâmina;
  • Menor impacto no revestimento do Yankee, já que a lâmina de limpeza não precisava ser aplicada com frequência;
  • Redução nas variações 2-sigma;
  • Maior maciez ao toque em todos os tipos de tissue.

LÂMINAS DE CREPAGEM CERAEDGE™ CERAED

Foto: Divulgação / Kadant

A linha de lâminas de crepe CeraEdge™ utiliza tecnologia de aspersão térmica para permitir uma ponta cerâmica exclusiva, proporcionando aos fabricantes de tissue excelente desempenho em crepagem, tanto em durabilidade quanto nas propriedades do papel.

A lâmina de crepagem CeraEdge™ L foi projetada para aplicações que exigem longa vida útil, resultando em alta produtividade e máximo aproveitamento dos ativos. Para os fabricantes que buscam maior maciez no tissue, a lâmina de crepe CeraEdge™ S é recomendada, especialmente para matérias-primas com maior nível de impurezas, devido à sua resistência a partículas e contaminantes. A estabilidade térmica de ambas reduz o empenamento, torção e deformação em comparação com outros produtos disponíveis no mercado.

Foto: Divulgação / Kadant

As lâminas de crepe CeraEdge™ integram o portfólio de soluções da Kadant voltadas à fabricação de tissue, que inclui sistemas de raspagem para Yankee e seus porta-lâminas, chuveiros de coating, raspadores para rolos de pressão e sucção, sistemas de vapor e condensado, além de serviços técnicos especializados. Isso posiciona a Kadant como uma parceira estratégica no processo de fabricação de tissue, muito além de um simples fornecedor de lâminas.

Para saber mais, clique aqui e assista ao vídeo.

Mostrar mais
Botão Voltar ao topo