Celulose Notícias

Klabin lança desafio para startups

Empresa busca soluções para a área de embalagens no Desafios Klabin, seu programa de conexão com startups

A Klabin é a maior produtora e exportadora de papéis para embalagem no país. A empresa é líder inclusive na fabricação de embalagens de papelão ondulado, com capacidade de desenvolver produtos de acordo com as necessidades de seus clientes.

A Klabin acredita que a tecnologia pode contribuir para que processos sejam ainda mais ágeis. Por esse motivo, a companhia está em busca de soluções de automação industrial para impressoras conversoras, automatizando o processo de alimentação e saída de matéria-prima, basicamente chapa de papelão ondulado, das suas unidades industriais.

A automatização dessa etapa do processo irá permitir que os funcionários realizem trabalhos menos repetitivos. “Queremos que nossos colaboradores façam trabalhos que contribuam ainda mais com o desenvolvimento de embalagens e processos”, afirma Renata Freesz, gerente de Inovação da Klabin.

A automatização da impressora conversora de papelão ondulado tem como consequência o aumento de competitividade do produto com ganho de produtividade e redução de custos, além dar maior autonomia ao time envolvido. A robótica e inteligência artificial (para dar mais inteligência a própria robótica) são tecnologias que podem auxiliar na mudança do setor.

Transporte de embalagens de papelão ondulado

O papelão ondulado é matéria-prima de embalagens de vários segmentos, como de alimentos, bebidas, cosméticos, eletroeletrônicos, higiene e limpeza, entre outros. Devido a essa grande versatilidade, as embalagens possuem diversos formatos e características específicas de cada setor, gerando múltiplos pedidos de paletes diferentes para o seu transporte.

A companhia, que utiliza paletes de madeira, está em busca de soluções inovadoras para o transporte de papelão ondulado, que sejam ainda mais eficientes e sustentáveis. Formatos mais inteligentes, leves, combinações de materiais, novas opções de transporte, todos esses pontos podem ser considerados nas soluções.

Para encontrar novas soluções, além de investir em pesquisa e desenvolvimento, a Klabin está contando com startups. A produtora de papel lançou o Desafios Klabin, seu primeiro programa de conexão com startups, no qual as empresas selecionadas poderão realizar uma semana de imersão com a companhia. As startups selecionadas poderão desenvolver modelos pilotos de soluções e, com base no resultado dos testes, se tornarem fornecedoras ou parceiras da Klabin.

As inscrições para o Desafios Klabin já estão abertas – leia o regulamento e inscreva-se aqui!

Comente com Facebook

Comentários