fbpx


Banner Incape Portal Tissue Online


Banner Animado Valfilm Portal Tissue Online

Celulose Notícias

Klabin inaugura fábrica em Ortigueira

Projeto Puma em construção. ago/15

Projeto Puma em construção. ago/15

A Klabin inaugurou nesta terça-feira, 28, sua fábrica de celulose em Ortigueira, no Paraná. A Unidade Puma recebeu investimentos de R$ 8,5 bilhões, incluindo infraestrutura e impostos recuperáveis, com as obras executadas em 24 meses. Com a fábrica, a Klabin passa a ser uma empresa de solução em fibras, sendo a única do Brasil a produzir, em uma mesma planta, celulose branqueada de fibra curta, celulose branqueada de fibra longa e celulose fluff.

A Unidade Puma possui capacidade anual de produção de 1,5 milhão de toneladas de celulose, sendo 1,1 milhão de toneladas de celulose branqueada de fibra curta (eucalipto) e 400 mil toneladas de celulose branqueada de fibra longa (pínus), parte convertida em celulose fluff. Com capacidade de produzir em média 270 MW de energia elétrica, sendo 150 MW excedentes – o suficiente para abastecer uma cidade de 500 mil habitantes -, a nova operação eleva a Klabin à condição de autossuficiência em energia elétrica.

As operações da nova fábrica foram iniciadas em março deste ano, com a produção do primeiro fardo de celulose, já com a certificação FSC – Forest Stewardship Council (FSC-C129105) na modalidade cadeia de custódia. Em abril, foi realizado o primeiro embarque de 20 mil toneladas de celulose de fibra curta com destino à China, saindo do Porto de Paranaguá (PR). Para exportar a produção da Unidade Puma, a Klabin estruturou uma Unidade de Logística em Paranaguá (PR) que permite a utilização dos modais ferroviário e rodoviário. Com a nova estrutura, a empresa espera movimentar 1 milhão de toneladas de celulose por ano. Mais de 90% da produção total da fábrica está vendida.

Em abril, em teleconferência com analistas e investidores, o diretor-geral da Klabin, Fabio Schvartsman, disse que a nova fábrica deveria atingir 50% da capacidade nominal de produção ao longo do segundo trimestre deste ano. A expectativa, segundo ele, é de que a capacidade total fosse atingida já no terceiro trimestre deste ano.

28062016-28062016-_eto6366-editar_beKuoyl

Presidente da República em exercício, Michel Temer.

A solenidade de inauguração contou com a presença do presidente da República em exercício, Michel Temer, do governador do Estado do Paraná, Beto Richa, e da prefeita de Ortigueira, Lourdes Banach, ao lado de autoridades federais, estaduais e da região de Ortigueira, produtores rurais, parceiros de negócio e clientes. Também estiveram presentes o presidente do Conselho de Administração da Klabin, Paulo Galvão, e o diretor-geral da companhia, Fabio Schvartsman.

istoedinheiro