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Kimberly-Clark vai investir US$ 80 milhões na América Latina na próxima década

No ano em que comemora seu 150º aniversário em escala global, a empresa fortalece seu centro de inovação no Brasil para impulsionar o futuro da indústria de personal care na região

Em comemoração aos 150 anos de atuação no mundo, a Kimberly-Clark planeja um investimento de US$ 80 milhões na América Latina nos próximos dez anos para fortalecer seu centro de inovação localizado no Brasil, de onde a empresa pesquisa e desenvolve novos produtos e protótipos que prometem revolucionar o mercado de personal care no futuro. O fortalecimento no segmento vem após a conclusão da venda dos ativos de papel tissue no Brasil para a Suzano.

Este centro regional de inovação permite a integração de laboratórios com tecnologia e equipamentos de última geração, que possibilitam a realização de análises, comparações e desenvolvimento de materiais, produtos e processos de fabricação. Com essa estrutura e um time de cientistas responsáveis ​​por todas as inovações que a Kimberly-Clark tem no mercado regional, ali são identificadas as necessidades mais urgentes dos consumidores e desenvolvidas soluções que melhoram seu dia a dia.

Em 2022, mais uma vez, a empresa revolucionou o conceito de cuidados pessoais e a higiene ao lançar o primeiro protetor diário com indicador de pH, desenvolvido na América Latina, neste centro de inovação.

“Nos últimos três anos, investimos US$ 300 milhões em nossa infraestrutura e tecnologias de fábrica para acelerar a inovação, desenvolvendo produtos que atendem melhor aos consumidores, atendendo às suas necessidades mais urgentes. É por isso que hoje confirmamos que nos próximos dez anos investiremos US$ 80 milhões para que – por meio de nosso centro de inovação localizado no Brasil – fortaleçamos as capacidades, talentos e processos para acelerar a inovação de nossos produtos na região e exportá-los para o mundo”, afirma Gonzalo Uribe, presidente da Kimberly-Clark na América Latina.

No mercado brasileiro, a companhia deve apostar na inovação de Huggies (fraldas e lenços umedecidos para bebês), na marca de cuidados femininos Intimus e nos produtos para incontinência Plenitud. “Queremos que nossas marcas ofereçam o melhor atendimento em todas as ocasiões e revolucionem o cuidado pessoal no futuro”, completa o executivo.

UMA HISTÓRIA DE INOVAÇÃO

A empresa nasceu em outubro de 1872, em Neenah, Wisconsin. Criou cinco das oito categorias de produtos em que compete. É pioneira na produção de fraldas para crianças e adultos, papel higiênico, toalhas de papel, lenços faciais, absorventes femininos e roupas íntimas descartáveis.

Na virada do século 20, a Kimberly-Clark começou a evoluir suas operações de uma empresa de papel e celulose para uma empresa de cuidados pessoais ao introduzir marcas conhecidas como Kotex, Kleenex, Huggies e Depend, que agora fazem parte do dia a dia de milhões de pessoas no mundo – hoje, a multinacional tem presença em 175 países.

O lançamento da marca Kotex em 1920, por exemplo, foi um momento fundamental, pois a companhia lançou a categoria de higiene feminina moderna, com produtos inéditos que também traziam a promessa de novas oportunidades para as mulheres.

Na América Latina, desenvolve produtos essenciais para higiene e dignidade humana há mais de 60 anos, por meio de 13 marcas que são líderes em sua categoria em todos os mercados. Atualmente, a companhia está presente em 17 países da região, com 14 fábricas ativas, 14 centros de distribuição, 15 escritórios e mais de 10 mil funcionários.

EM BUSCA DE IMPACTO POSITIVO

Em 2022, além de seu 150º aniversário, a Kimberly-Clark comemora as melhorias no acesso ao saneamento e água potável para mais de 11 milhões de pessoas em 15 países da América Latina por meio do programa “Banheiros Mudam Vidas”.

Por outro lado, a expansão da iniciativa “Um abraço para cada bebê”, que desde 2019 apoia os programas de Desenvolvimento da Primeira Infância do Unicef em 15 países da América Latina e do Caribe, permitiu à Kimberly-Clark ajudar diretamente cerca de 3 milhões de pessoas (1,5 milhões de crianças, cerca de 1,2 milhão de pais, mães e cuidadores e 33 mil profissionais envolvidos).

Ao mesmo tempo, por meio da iniciativa “Ela Pode”, a empresa impactou positivamente a vida de 4 milhões de meninas e mulheres, com ações em prol da saúde menstrual. Somente entre os anos 2020 e 2021, a Kotex doou mais de 10 milhões de unidades de produtos de higiene menstrual em ações com parcerias regionais e locais, com organizações como Cruz Vermelha, Banco de Alimentos e Plano Internacional.

“Buscamos um crescimento sustentável em longo prazo. A América Latina está fornecendo soluções fundamentais para as metas globais da empresa para 2030. Nesse sentido, destacamos os programas sociais que desenvolvemos na região por meio de nossas marcas, investimentos em eficiência energética e gestão de recursos hídricos nas usinas, além de inovações com foco na redução do plástico em nossos produtos e embalagens. Continuaremos investindo no negócio, priorizando um crescimento que não seja apenas rentável, mas sustentável”, conclui Uribe.

Fonte
Kimberly-ClarkMercadoValor Econômico
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