Kimberly-Clark revela progresso de suas ambições de sustentabilidade em 2023
Empresa destacou conquistas e estabeleceu novas metas para aumentar o impacto ambiental e social

A Kimberly-Clark lançou seu relatório anual de sustentabilidade, detalhando os avanços em direção às metas de sustentabilidade de 2030 e apresentando um novo objetivo de eliminar completamente o uso de florestas naturais em seu portfólio de produtos.
Nos últimos dez anos, a Kimberly-Clark investiu fortemente no desenvolvimento de produtos sustentáveis, alinhando sua estratégia de inovação para melhorar os benefícios aos consumidores, ao mesmo tempo em que minimiza o impacto ambiental. “A sustentabilidade está entrelaçada na estratégia de inovação e propósito da nossa empresa de 152 anos, servindo como um princípio orientador em todas as facetas de nossas operações”, afirmou Mike Hsu, presidente e CEO. “Tenho orgulho do compromisso da nossa equipe com nosso propósito de cuidar melhor para um mundo melhor, focando onde acreditamos que podemos ter o maior impacto”.
PRINCIPAIS DESTAQUES DO PROGRESSO DE 2023
- Melhor Planeta
O compromisso da Kimberly-Clark com a gestão sustentável das florestas incluiu a meta ambiciosa de eliminar o uso de florestas naturais. Esta iniciativa visou reduzir significativamente a pegada ambiental da empresa, reconhecendo o papel vital das florestas na biodiversidade e na mitigação das mudanças climáticas.
A empresa espera alcançar mais da metade dessa meta até 2030. Em 2023, a Kimberly-Clark superou sua meta de pegada hídrica para 2030 e aumentou o uso de fontes de energia alternativas, como energia eólica e solar. Esforços notáveis incluem um novo acordo de compra de energia virtual para um parque eólico onshore na Escócia e vários acordos de compra de energia renovável.
A K-C também alcançou uma redução de 40,9% nas emissões operacionais de GEE (Escopo 1 e 2) em direção à meta de 50% de redução até 2030, juntamente com uma melhoria de 10,4% na eficiência energética em comparação com a linha de base de 2015.
- Melhores Produtos
A Kimberly-Clark introduziu mais produtos sustentáveis em 2023, como a primeira embalagem de papel para Kotex® e soluções reutilizáveis para menstruação e incontinência. A empresa continuou a priorizar a aquisição sustentável de fibras e investiu em soluções de fibras alternativas, reduzindo sua pegada de plásticos em 16,4% em direção à meta de 50% de redução até 2030, com base na linha de base de 2019.
- Melhor Sociedade
Por meio de suas marcas conhecidas como Huggies®, Kleenex®, Kotex® e Cottonelle®, a Kimberly-Clark tem gerado impactos sociais significativos por meio de programas sociais e parcerias com ONGs. Em 2023, essas iniciativas impactaram cerca de 101 milhões de pessoas globalmente, focando no empoderamento de mulheres e meninas, na melhoria da saúde materna e infantil e no acesso a água e saneamento seguros.
- Melhor Ambiente de Trabalho
A companhia enfatizou a promoção de uma cultura de trabalho inclusiva e de apoio, envolvendo sua força de trabalho global. A liderança executiva realizou sessões para promover uma liderança orientada para o desempenho, focando na presença, coragem, franqueza e transparência. A empresa também fortaleceu seus processos de diligência devida em direitos humanos e engajamento com fornecedores, incluindo a melhoria da segmentação de risco e mapeamento da cadeia de suprimentos.
Além disso, Lisa Morden foi nomeada como diretora de sustentabilidade. “Estamos orgulhosos de nosso progresso e, em 2023, continuamos a enfrentar desafios associados aos plásticos de uso único, emissões de carbono e uso de água em nossas operações e cadeia de valor, ao mesmo tempo em que trabalhamos para reduzir a dependência de florestas e aumentar o uso de energia renovável”, disse Morden. “Reconhecemos que ainda há desafios e oportunidades pela frente e permanecemos dedicados a apoiar um futuro mais sustentável para todos”.
PARCERIAS E IMPACTO GLOBAL
A Kimberly-Clark colaborou com várias partes interessadas e organizações sem fins lucrativos, como o Unicef, para oferecer produtos e soluções inovadoras visando melhorar a vida de bebês e crianças. Desde 2015, a empresa doou mais de US$ 24 milhões para o Unicef, impactando quase 14 milhões de vidas em 26 países ao fortalecer sistemas de saúde neonatal, aumentar o acesso a água e saneamento seguros, promover a saúde menstrual e a higiene e apoiar o desenvolvimento na primeira infância. Além disso, mais de US$ 4,6 milhões foram doados para as respostas humanitárias da Unicef durante emergências.
“A Kimberly-Clark é uma parceira de longa data e, com seu compromisso contínuo, o Unicef pode alcançar crianças e comunidades vulneráveis com os recursos necessários para sobreviver e prosperar”, disse Michael J. Nyenhuis, presidente e CEO do Unicef USA. “Juntos, podemos construir um mundo mais equitativo para cada criança e mudar a vida de milhões mais com soluções sustentáveis e escaláveis”.