Kimberly-Clark pode expandir suas operações nos EUA com incentivo fiscal
O Condado de Aiken, na Carolina do Sul, aprovou uma medida que pode resultar em investimentos de US$ 400 milhões na fábrica de Beech Island, criando aproximadamente 100 novos empregos

A unidade da Kimberly-Clark, multinacional norte-americana de produtos de cuidados pessoais e bem-estar, que atua no Condado de Aiken, Carolina do Sul, há 57 anos, poderá expandir suas operações em Beech Island, nos Estados Unidos. O Conselho do Condado de Aiken aprovou, em 18 de fevereiro, uma portaria que oferece um incentivo fiscal à empresa, possibilitando um grande investimento na região.
A medida, conhecida como “taxa em vez de impostos”, é um programa autorizado pelo estado da Carolina do Sul que permite que impostos sobre a propriedade sejam substituídos por uma taxa anual fixa. O objetivo é estimular a expansão das indústrias e manter empregos locais.
Se a expansão for confirmada, a Kimberly-Clark poderá investir pelo menos US$ 400 milhões em imóveis e equipamentos, o que poderia resultar na criação de aproximadamente 100 novos empregos. A fábrica da companhia em Beech Island emprega atualmente cerca de 2.000 pessoas e fabrica produtos como fraldas Huggies, lenços faciais Kleenex e papel higiênico Cottonelle.
Segundo Jeff Hutter, gerente da fábrica, o investimento ainda está sendo avaliado pelo Conselho da empresa e que o incentivo fiscal ajudará a fortalecer a proposta junto à gerência sênior. “O abatimento [do imposto sobre propriedade] solicitado ajudará a impulsionar nosso caso financeiro junto ao nosso Conselho de Administração à medida que passamos pelo processo de aprovação”, disse o executivo.
O Conselho do Condado de Aiken votou, unanimemente, a favor da portaria, com uma aprovação de 8 a 0. Durante a audiência pública que precedeu a decisão, foram levantadas preocupações sobre o impacto da expansão no consumo de recursos como água e energia, bem como pedidos de mais transparência sobre os incentivos fiscais concedidos.
O vice-presidente do Conselho, Andrew Siders, e o membro Landon Ball expressaram seu apoio à medida. “Sou a favor da manufatura e essa fábrica tem sido uma parceira fantástica do Condado de Aiken”, disse Siders. Ball, por sua vez, enfatizou a importância da empresa para a economia local, dizendo que a expansão trará mais empregos e receita sem a necessidade de novos investimentos em infraestrutura.
Agora, a decisão final cabe à Kimberly-Clark, que avaliará a proposta antes de anunciar os próximos passos.