Kimberly-Clark lança linha de fraldas reutilizáveis no mercado brasileiro
A linha Eco Protect já está sendo vendida no Peru e na Costa Rica desde o fim do ano passado
Por meio de sua marca de cuidados infantis Huggies, a Kimberly-Clark lançou, na última semana, no mercado brasileiro, a linha de fraldas reutilizáveis Eco Protect, com opção de absorventes também reutilizáveis ou descartáveis para a troca. A novidade já está sendo vendida no Peru e na Costa Rica desde o fim do ano passado.
Apesar de não revelar os investimentos envolvidos no lançamento, a Kimberly-Clark afirma que é a primeira grande companhia a lançar um produto do tipo na América Latina, com importância estratégica para atender a demanda dos consumidores por sustentabilidade.
De acordo com a companhia, o Brasil é o segundo país com maior volume de pesquisas no Google sobre fraldas de tecido 100% lavável. Outro levantamento divulgado pela companhia, a partir de pesquisa, revela que 28% dos pais já utilizam em seus filhos as fraldas reutilizáveis ou pretendem adotá-las em curto prazo.
Em entrevista ao Valor Econômico, o diretor de marketing da Kimberly-Clark no Brasil, Ronaldo Art, afirma que a linha está sendo desenvolvida desde 2022, no Centro de Inovação da Kimberly-Clark em Suzano (SP). De acordo o executivo, a aproximação com a demanda por sustentabilidade deve ter mais importância que um eventual faturamento robusto no portfólio da marca.
“Acreditamos que esse é um setor que tem tudo para expandir e deixar o nosso portfólio ainda mais robusto. Essa linha tem um papel muito mais estratégico do que de volume no mix”, afirmou Art. “Com essa novidade, estamos atendendo às necessidades dos consumidores e seguindo com a estratégia de marca de ter um portfólio mais completo”.
As fraldas descartáveis, no entanto, ainda dominam no mercado para bebês. Conforme a consultoria Kantar, 98% dos lares brasileiros com crianças até três anos compraram fraldas descartáveis entre setembro de 2022 e setembro de 2023, o que demonstra a importância do produto.
Ainda segundo dados da Kantar, o faturamento da categoria nos 12 meses terminados em setembro de 2023 somou R$ 7,4 bilhões – o que representa alta de 19,9% ante o período anterior. A frequência de compra dentre esses lares no período cresceu, passando de 19 para 20 vezes no ano, mas o volume de compras tem sido menor em uma tentativa de buscar preços mais baixos.
As vendas da Eco Protect serão feitas exclusivamente de forma on-line, pela plataforma da Amazon e pelo e-commerce próprio da Kimberly-Clark. A empresa afirma que está em negociação para disponibilizar o produto em redes de farmácias parceiras, ainda sem data prevista para iniciar a comercialização.
A produção das fraldas Huggies Eco Protect acontecerá a partir de um fornecedor parceiro e importada pela companhia para a região da América Latina. Já os absorventes descartáveis da linha serão fabricados na unidade da Kimberly-Clark em Suzano (SP).