Kimberly-Clark faz parceria com governo australiano no combate à pobreza menstrual
Com o projeto, todos os alunos das escolas públicas de New South Wales têm acesso gratuito a absorventes íntimos e produtos de cuidados menstruais

A Kimberly-Clark, por meio de sua marca U by Kotex – maior marca australiana de cuidados menstruais – está apoiando o governo de New South Wales (NSW), na Austrália, no combate à pobreza menstrual em seu sistema educacional.
A iniciativa fornece gratuitamente dispensadores de produtos, absorventes íntimos internos e externos para todos os alunos das escolas públicas de todo os estado.
Ainda em andamento, a implementação dos produtos para menstruação desta iniciativa já possui 4.600 dispensadores instalados e os absorventes estão disponíveis para as escolas comprarem através dos fornecedores oficiais do Departamento de Educação COS, WINC e Cultural Choice Supplies.
“O acesso gratuito a produtos de cuidados menstruais é um passo essencial para combater a pobreza menstrual. Embora programas semelhantes estejam em vigor na maioria dos estados e territórios, esperamos continuar a ver um impulso crescente para tais iniciativas em toda a Austrália. Além da disponibilidade do produto, também estamos satisfeitos por haver um maior foco na educação menstrual, pois isso é fundamental para reduzir a desinformação e quebrar o estigma duradouro associado à menstruação”, afirma Belinda Driscoll, diretora-gerente da Kimberly-Clark.
“Em média, as jovens vivenciam sua primeira menstruação na escola primária. Quanto mais pudermos normalizar a menstruação desde tenra idade, podemos começar a mudar a negatividade em torno da menstruação para uma de positividade desde o início”, acrescentou a executiva.
Uma pesquisa realizada pela Kimberly-Clark apontou que a falta de conversas abertas sobre a saúde menstrual continua sendo um tabu para os jovens em todo o estado e pode afetar sua confiança, bem-estar e capacidade de se envolver na vida escolar, com:
De acordo com o levantamento, 16% das estudantes menstruadas de NSW com idades entre 10 e 18 disseram que se sentem muito envergonhadas de ir à escola quando estão menstruadas, 42% delas já faltaram porque tinham medo de ter vazamentos e 35% disseram que não recebem informações sobre menstruação na escola.
“Aplaudimos o governo de Nova Gales do Sul pela ação de fornecer aos alunos acesso fácil a produtos e informações sobre cuidados menstruais quando precisarem, trabalhando para normalizar a menstruação e garantindo que nada atrapalhe sua educação”, disse Driscoll.
OUTROS PROJETOS
Em 2022, por meio de sua marca U by Kotex, a Kimberly-Clark se comprometeu publicamente a fornecer maior acesso à educação e produtos menstruais para milhões de pessoas na Austrália, Nova Zelândia e Pacífico até 2030.
A marca U by Kotex possui um histórico de defesa da educação menstrual nas escolas e já realização outras ações. Após o lançamento de seu popular programa “O que está acontecendo com você”, em 2015, que contou com a participação de mais de 1,5 milhão de alunos.
O recurso interativo foi criado em conjunto com professores para fornecer aos alunos melhor compreensão da educação menstrual e da puberdade.