Notícias Tissue no Mundo

iT´s Tissue 2018: transformando inovações digitais em resultados para o seu negócio

O evento em sua terceira edição trouxe os destaques em inovação “made in Italy” demonstrados pelas indústrias que estão na vanguarda do setor de tecnologia e produção para toda a gama de produtos tissue. Confira!

O evento iT’s Tissue 2018, realizado em junho, reuniu mais de 2.000 convidados representando 85 países para experimentar as novidades no que já é aclamado como uma das vitrines de produtos e oportunidades de networking mais respeitáveis do setor no mundo. Essa perspectiva verdadeiramente global sobre o mercado de conversão de tissue sempre atrai muitos executivos sêniores para o berço do setor na Itália, reconhecido como “Tissue Valley”. E nesta edição, realizada de 25 a 29 de junho em Lucca, não foi diferente contando com 12 seletas indústrias expositoras.

Entre os executivos, Dineo Silverio, presidente da Fabio Perini para a América do Sul, destaca: “A maior satisfação é ter a oportunidade de experimentar na prática junto com clientes latino-americanos como a automação, a conectividade e o uso de dados online estão simplificando enormemente a vida dos produtores de tissue e ao mesmo tempo aumentando drasticamente a eficiência, segurança e rentabilidade.

Já Claudio Muñoz, diretor de Marketing da Fabio Perini nas Américas, observa que os participantes do evento receberam com grande impacto as novidades apresentadas: “Processos inteligentes estão integrando tudo na nova indústria 4.0, desde máquinas, aplicações e serviços. Ou seja, o que o mercado buscava já está acessível”, afirma.

Como um dos clientes presentes no evento, Juan Caillabet, gerente de Tecnologias e Produtos da indústria chilena CMPC TISSUE S.A, diz que o sentimento que fica é de “uma experiência única compartilhada”. E quanto à expectativa do que ainda falta avançar no setor, Caillabet sugere que o próximo passo da evolução tecnológica “deveria buscar uma maior integração de conversão com fabricação de papel, sendo ainda dois mundos separados”.

Equipamentos inovadores

Resultado da visão baseada numa indústria digital 4.0 com fábricas inteligentes e interconectadas de ponta a ponta, a proposta da Fabio Perini é criar uma nova cultura do tissue, inspirando e guiando os fabricantes com uma visão inovadora rumo à produção largamente automatizada, mais eficiente em todas as frentes. Assim, como parte desse conceito, no open house promovido pela Fabio Perini as demonstrações das quatro novas máquinas inteligentes surpreenderam o público com as tecnologias destacadas a seguir:

  • NOVA REBONINADEIRA CONSTELLATION ™ S6 possibilita a produção da mais ampla gama de produtos disponíveis no mercado com capacidade de desenvolvimento de bulk maior para produção de nível médio (600 m/min), bem como rebobinamento suave e controlado. Além disso, o fácil e intuitivo sistema operacional Easy IHM permite operação simplificada da linha e a aplicação do sistema All-in-One para maximizar a Eficácia Geral do Equipamento (OEE).
  • CORTADEIRA 179AX realiza trocas totalmente automáticas de lâmina que agora leva menos de três minutos para ser concluído, mantém os operadores completamente seguros e pode ser feito sem parar a rebobinadeira. Tudo isso atingindo uma velocidade de 270 cortes/min.
  • EMPACOTADORA CASMATIC CARBON-T é a única capaz de gerir a troca de formatos a partir de um único ponto da linha e sem a intervenção do operador, o que resulta em uma economia de tempo de 80%, mantendo um alto nível de segurança para o operador. O equipamento ainda inclui peças construídas com material de fibra de carbono para melhorar a velocidade, desempenho e manutenção.
  • ENFARDADEIRA CMB270 executa velocidades de até 27 pacotes/min e oferece um menor espaço ocupado pela máquina, além de redução de 60% no consumo de energia. Conta com alto nível de automação que minimiza drasticamente o tempo de troca de formato.

Prosseguindo com as novidades, fruto da recente aquisição da empresa MTC pelo Grupo Korber, foi apresentada a série de máquinas interfolhadeiras ITF, que oferece uma produção inigualável pelo uso da tecnologia de dobra a vácuo. A nova linha permite a produção de diferentes tamanhos de produtos, mantendo o mesmo padrão de produtividade, qualidade e desempenho. No evento foram exibidas duas máquinas para produtos faciais e de toalhas:

  • INTERFOLHADEIRA ITF 7000 que pode alcançar velocidade de até 240 m/min para produtos de aplicação facial, sendo equipado com uma cortadeira exclusiva, que é a melhor solução técnica para este tipo de produto.
  • INTERFOLHADEIRA ITF 6000 combina a produção de lenços faciais e toalhas absorventes que pode atingir velocidade de até 230 m/min e velocidade de separação automática de até 22 ciclos.
Serviços e aplicações inteligentes

Além de recursos superiores de equipamentos, a Fabio Perini incorpora uma ampla plataforma digital de serviços e aplicações inteligentes que usam dados gerados nas instalações dos clientes para alavancar a eficiência dos processos. Sendo disponíveis comercialmente em breve na América do Sul, esses serviços incluem:

Monitoramento da condição – ferramenta de manutenção preditiva usada para identificar desvios na funcionalidade do processo e planejar operações de manutenção com antecedência. Os sensores de vibração da máquina coletam, medem e analisam dados para detectar anomalias e tomar ações apropriadas.

Tissue Data – sistema para coletar, monitorar e analisar dados em tempo real de máquinas individuais e/ou linhas de produção inteiras na mesma instalação ou em diferentes locais.

All-in-One – aplicativo que integra processos de conversão e embalagem para maximizar a automação e remover a intervenção humana na produção.

Sistemas de Controle de Processos – medem e monitoram, em tempo real, as propriedades mais importantes do tissue e produto acabado: calibre do papel; peso, diâmetro e firmeza do log.

We Care Solutions – abrangendo todos os produtos e aplicações (We-train, We-etrain, We-areable, We-Audit 360, We-support, We-4c), a Fabio Perini oferece uma exclusiva e completa plataforma de serviço ao cliente que otimiza o OEE de linhas de conversão e embalagem por meio de treinamento especializado, suporte técnico de alto nível e fácil acesso do suporte ao cliente.

Assista agora o vídeo que resume o Open House da Fabio Perini S.p.A. no iT’s Tissue 2018:

Para mais informações sobre as inovações da Fabio Perini apresentadas no iT’s Tissue 2018, ou para ajudarmos a resolver seus desafios de conversão e embalagem, entre em contato conosco hoje mesmo!  www.fabioperini.com ou pelo e-mail info.br@fabioperini.com

Comente com Facebook

Comentários