fbpx
NotíciasTissue no Brasil

Ipem autua fabricantes por irregularidades em papéis higiênicos

Os fiscais do instituto analisaram medidas dos produtos para verificar se a indicação apresentada pelos fabricantes nas embalagens está correta

O Ipem-SP (Instituto de Pesos e Medidas do estado de São Paulo), autarquia vinculada à Secretaria da Justiça e Cidadania e órgão delegado do Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia), realizou a operação “De Olho no Rolo”.

Na ação, os fiscais do instituto analisaram as medidas – largura e comprimento – de diversas marcas de papel higiênico de linha de uso doméstico e institucional, com o intuito de verificar se a indicação apresentada pelos fabricantes nas embalagens está correta.

 

A operação ocorreu na última semana, de maneira coordenada, nos laboratórios do Ipem-SP da capital paulista, de São Carlos e São José do Rio Preto, e verificou 11 produtos. Desse total, cinco (45%) apresentaram irregularidades, ocasionando na autuação dos fabricantes. Para conferir as empresas autuadas e as irregularidades cometidas, clique aqui.

Segundo a Lei Federal 9.933/99, as multas podem chegar a R$ 1,5 milhão. No entanto, as empresas podem apresentar defesa ao órgão em um prazo de dez dias (a contar da data de autuação, 11 de novembro).

No ano passado, a mesma operação verificou 33 produtos, dos quais 16 (48%) estavam irregulares e culminaram em atuação.

Fonte
Ipem
Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Baixe nosso e-book!

Conheça OS PRINCIPAIS fabricantes de papel tissue do Brasil e suas capacidades produtivas.

Este levantamento apresenta os principais fabricantes de papel tissue no Brasil em ranking definido por capacidade produtiva instalada.