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Investindo em tecnologia japonesa, Santher mira mercado premium

A ideia da companhia é oferecer produtos com tecnologia nipônica a preços competitivos, no mercado brasileiro

Uma das mais tradicionais fabricantes de tissue do país, a Santher deve encerrar 2022 com a renovação completa de seu portfólio e lançamentos focados no mercado premium. Adquirida pelas japonesas Daio Paper e Marubeni há dois anos, a companhia pretende oferecer produtos com tecnologia nipônica a preços competitivos, no mercado brasileiro.

Sob nova direção desde janeiro deste ano, a Santher já investiu cerca de R$ 200 milhões num processo de reestruturação, incluindo novos equipamentos, iniciativas comerciais e de marketing. A distribuição nacional da empresa, por exemplo, antes concentrada em papel higiênico, se estendeu para as linhas de fraldas e absorventes femininos. Enquanto isso, a equipe de marketing e vendas aumentou em 20% no último ano.

Entre as atualizações no portfólio, destaca-se o desenvolvimento das fraldas Personal Baby Pants, que culminaram no registro de 60 patentes pela Daio. O produto é considerado o mais “nobre” da história da Santher e, para promovê-lo, a empresa está realizando “road shows” com varejistas em todo o Brasil. Para produzir as novas frases, a Santher investiu em duas novas máquinas japonesas, que foram instaladas na fábrica de Bragança Paulista (SP).

Outra novidade no segmento de personal care são os absorventes femininos Sym Premium com absorção 3D em gel. Em tissue, a Santher está apostando na entrada no mercado de papel higiênico de folha tripla – o segmento que mais cresce no país –, com o Personal Vip3.

Uma pesquisa da Nielsen revelou que, entre maio e junho, a dona da marca Personal se consolidou na liderança no segmento de folha dupla no país – no qual seguirá atuando. Hoje, esses produtos representam pouco mais de 50% das vendas totais no Brasil, mas o ritmo de expansão das vendas do folha tripla é oito vezes maior do que o do mercado geral.

Até o final do ano, a companhia também pretende renovar as linhas de toalhas e lenços. “A Santher nunca vai deixar o segmento em que nasceu, o econômico, mas está complementando o portfólio com produtos premium. Com a pandemia, o consumidor descobriu o valor dos produtos com qualidade”, destaca o presidente-executivo Eduardo M. Aron.

REFORMULAÇÃO DA EQUIPE EXECUTIVA

Aron afirma que os incrementos no portfólio foram possíveis graças à integração de executivos japoneses aos quadros da empresa, além de uma reformulação na área comercial e da troca do comando da diretoria financeira. Hoje, cerca de 15 expatriados do Japão ocupam posições em diferentes áreas da Santher. “O lançamento da Pants marca a que os japoneses vieram. Esse é o começo da caminhada”, afirma o executivo.

Os primeiros resultados foram surpreendentes e as vendas em volume dos produtos recém-lançados já superaram as expectativas iniciais em 20%. “A nova gestão colocou o consumidor na posição de chefe. Estatisticamente, milhões de consumidores acertam”, analisa.

APOSTA EM EFICIÊNCIA

Para driblar a forte pressão de custos produtivos nos últimos anos, incluindo matérias-primas como polímeros e celulose, a Santher vem reforçando sua busca por mais eficiência. “Além de buscar outras eficiências, entregar produtos premium também é uma maneira de compensar a inflação”, diz Aron, ressaltando que, neste momento, a Santher não tem planos agressivos de expansão, pois já tem capacidade suficiente para atender ao crescimento projetado para a demanda de seus produtos.

Fonte
Valor Econômico
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