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Intimus conquista Ouro em Cannes com curta-metragem sobre ex-árbitra de futebol

O curta-metragem “Lea” conta a história da ex-árbitra de futebol brasileira Lea Campos, impedida de apitar jogos pelo fato de ser mulher e menstruar

Intimus, a marca de cuidados femininos da Kimberly-Clark, ganhou o Leão de Ouro, na categoria Entertainment for Sport, com o curta-metragem “Lea”. A premiação ocorreu durante a 70ª edição do Festival de Criatividade de Cannes, o mais importante prêmio da publicidade mundial, realizado na França.

O curta, com duração de três minutos, criado pela Ogilvy Brasil, conta a história da ex-árbitra de futebol brasileira Lea Campos, impedida de apitar jogos pelo fato de ser mulher e menstruar. Com direção de cena de Olívia Lang e produção da Moon Heist, a peça mostra a luta de Lea, em 1967, para se tornar uma das primeiras árbitras do mundo, quando o futebol ainda era visto como um esporte apenas para homens. Por meio da representação de um diálogo entre a protagonista e os dirigentes esportivos da época, a campanha retrata o cotidiano de estigma e preconceito que ela teve de enfrentar para anos depois, realizar seu sonho de apitar jogos de futebol e inspirar outras mulheres.

“É uma grande satisfação ganhar o Leão de Ouro na premiação mais importante do mercado cinematográfico do mundo com um case tão emblemático quanto este que retrata a trajetória da Lea Campos de superação e questionamento ao estigma da menstruação e que segue o propósito da marca de incentivar o progresso feminino, reforçando que lugar de mulher é onde ela quiser. Estamos muito orgulhosos dessa conquista! Que a história da Lea continue incentivando outras meninas e mulheres a buscarem seus sonhos”, destaca Ronaldo Art, CMO da Kimberly-Clark para o Brasil.

A ex-árbitra Lea Campos foi impedida de apitar partidas de futebol, sendo, à época, questionada por dirigentes como faria para atuar quando estivesse no período menstrual. Anos depois, ela finalmente conseguiu apitar jogos de grande importância no mundo e abriu portas para que outras árbitras conquistassem os sonhos delas, mostrando que, menstruadas ou não, todas as mulheres podem realizar o que desejarem.

“Nenhuma mulher deve ser impedida de fazer algo por ser mulher ou menstruar. E Lea Campos superou todos os estigmas, abrindo portas para que outras mulheres apitassem jogos importantes, como vemos hoje. Ela inspirou e incentivou ainda mais mulheres do mundo inteiro a não desistirem dos seus sonhos. Por isso, contar essa história e ainda ganhar esse Leão de Ouro é uma conquista para nós”, afirma Marisa Cazassa, gerente executiva de marketing da Kimberly-Clark no Brasil.

Além do curta-metragem Lea, a Kimberly-Clark, com a marca Kotex, como Intimus é conhecida fora do Brasil, também foi premiada na categoria Public Relations, na qual recebeu o Leão de Bronze pela ação “Vamos Normalizar o Normal”, que se propõe a desmistificar temas que envolvem a menstruação.

PROGRESSO FEMININO

A Kimberly-Clark vem investindo em conscientização e treinamentos voltados à equidade de gênero, além de adotar políticas concretas de contratação, que aumentam a representatividade feminina no quadro de colaboradores, e de promoção, com critérios que assegurem a proporção de candidatos. Nesse sentido, sob o comando de Andrea Rolim, a primeira mulher a ocupar o cargo de presidente da Kimberly-Clark no Brasil, a companhia deve fechar o ano de 2023 com 50% de presença feminina em todos os quadros e igualdade salarial.

Um exemplo é o programa global “Ela pode”, que tem como objetivo fomentar, promover e acompanhar o desenvolvimento profissional e o networking das mulheres na América Latina. A iniciativa, que inclui mentoria, autoavaliações, discussões em grupo e workshops, conta com a participação de mais de 350 mulheres. Para fortalecer e desenvolver cada um dos pilares de diversidade e inclusão, a companhia busca parceiros que contribuem para a evolução e ampliação dos temas internamente. No caso de gênero, desde 2012, a K-C é parceira da ONU Mulheres.

Como resultado, em 2022, 66% das contratações e 58% das promoções para cargos de liderança foram de mulheres. No quadro geral da companhia, 42,5% das posições de liderança são ocupadas por elas.

“Até o fim de 2023 esperamos alcançar a paridade de gênero e salarial em todos os níveis da companhia. Seguimos atuando com iniciativas internas e externas, pois acreditamos que, assim como Lea, todas as mulheres podem vencer preconceitos e questionar os estigmas. Para nós, é uma honra ganhar o Leão de Ouro em Cannes, pois nos mostra que estamos no caminho certo para propagar nosso propósito de “um melhor cuidado para um mundo melhor”, conclui Andrea Rolim.

Fonte
Kimberly-Clark
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