Banner Animado Valfilm Portal Tissue Online

Celulose Notícias

Ibá lança teaser para mostrar papel da indústria brasileira de árvores plantadas no futuro do planeta

destacada eucalipto

 Até 2050 o mundo precisará de 250 milhões de hectares adicionais de árvores e o Brasil é um dos únicos países com potencial de atender a demanda de forma sustentável

ibá

A Indústria Brasileira de Árvores (Ibá) acaba de lançar o teaser de seu vídeo institucional, que destaca como os principais atributos do setor – sustentabilidade, inovação e desenvolvimento socioeconômico – contribuirão para atender o desafio do crescente consumo mundial de madeira.

Em 60 segundos, o teaser alerta que o consumo madeira no planeta deverá triplicar até 2050. De acordo com as previsões da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO), o mundo atingirá o número de 9,1 bilhões de habitantes em 2050, o que exigirá 250 milhões de hectares adicionais de florestas para atender a demanda crescente por madeira e os produtos dela provenientes, uma área equivalente à soma da área de países como Alemanha, Espanha, França, Finlândia, Noruega e Itália. Para atender esta carência, o mundo precisará plantar árvores. E para colher os resultados no futuro é preciso plantar hoje.

“O Brasil é um dos únicos países com potencial de atender o crescente consumo mundial de madeira de forma sustentável. Hoje 91% de toda a madeira produzida no País para fins industriais tem origem no setor de floresta plantada. Do lápis a porta de madeira, do piso de madeira aos móveis, passando por folhas de papel, medicamentos e produtos de beleza, a madeira vem das floretas plantadas,” explica Elizabeth de  Carvalhaes, presidente executiva da Ibá, que enaltece ainda o potencial do setor em contribuir para a preservação dos recursos naturais e para a melhoria das mudanças climáticas.

banner-curso-formacao-executiva-convertedores-tissue

As centenas de produtos provenientes do setor de base florestal nacional são 100% renováveis, pois tem como origem a madeira e os insumos das árvores plantadas, que possuem ciclo de colheita e plantio anual, em um processo sustentável.  São diversos produtos, desde os mais evidentes, como papel, painéis de madeira, pisos laminados, móveis e embalagens até produtos de beleza, medicamentos, alimentos e roupas, passando pelo carvão vegetal para a produção do aço presente, por exemplo, em automóveis, ônibus, geladeira, fogão, utensílios domésticos, instrumentos hospitalares, computadores, produtos eletroeletrônicos, entre outros, alimentando também setores como as indústrias gráfica, química, têxtil e farmacêutica e a construção civil.

“Em um ambiente de crescimento exponencial da população, somado à necessidade de garantir o suprimento de matéria-prima utilizando-se de uma nova economia de baixo carbono, a indústria brasileira de árvores plantadas segue no caminho certo da produção sustentável”, conclui Elizabeth.