Banner Animado Valfilm Portal Tissue Online

Celulose Notícias

Ibá destaca papel das árvores plantadas no Dia Mundial das Florestas

dia da arvore

A Organização das Nações Unidas (ONU) celebra hoje, 21 de março, o Dia Mundial das Florestas, com o objetivo de promover a conscientização sobre a importância de todos os tipos de florestas e árvores do planeta. A Indústria Brasileira de Árvores (Ibá), associação responsável pela representação institucional da cadeia produtiva de árvores plantadas, do campo à indústria, comemora a data reforçando o compromisso e a importância do setor para o desenvolvimento socioeconômico e ambiental do país.

Atualmente, as árvores plantadas são fonte de mais de cinco mil produtos e subprodutos e geram diversos benefícios sociais, por meio de ações como o fomento aos pequenos produtores, e ambientais, como o sequestro de carbono e a preservação de matas nativas, além de gerar serviços relacionados a pesquisas e à regulação de água e nutrientes. A área de árvores plantadas para fins industriais no Brasil totaliza 7,74 milhões de hectares, ou menos de 1% do território nacional, e o setor protege ainda 5,43 milhões de hectares de áreas naturais na forma de Áreas de Preservação Permanente (APPs), Reserva Legal (RLs) e Reservas Particulares de Patrimônio Natural (RPPNs).

As empresas do setor de árvores plantadas do Brasil também atuam em parcerias com comunidades de agricultores e o WWF (World Wide Fund for Nature) na busca da restauração de uma importante floresta brasileira. A união de forças tem o objetivo de recuperar 50 milhões de hectares da Mata Atlântica, que abriga 20 mil espécies de plantas nativas e 270 espécies de animais mamíferos.