Notícias

Hoje é último dia da Expoagas

Expoagas

Começou na manhã da última terça-feira, dia 19, a 33ª Convenção Gaúcha de Supermercados – Expoagas 2014, maior feira de fornecedores de supermercados do Cone Sul. O evento vai até hoje, quinta-feira, dia 21, na Fiergs, reunindo autoridades, lideranças do setor e representantes de entidades de classe, dentre elas o presidente da Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS), Fernando Yamada.

O volume de negócios concretizados nos três dias de Expoagas deverá atingir os R$ 350 milhões, superando os R$ 333,9 milhões do ano passado,estima a Associação Gaúcha de Supermercados (Agas), entidade que promove o evento, estima que.

O presidente da AGAS, Antônio Cesa Longo, destacou em seu discurso a necessidade de valorização da indústria local. “É preciso que se forme uma consciência em prol do crescimento local, já que fomentar a circulação de produtos regionais resulta em incremento direto de renda para o Estado. Quando adquirimos produtos similares aos gaúchos em outros estados, a renda é auferida lá, não aqui; e o emprego é gerado lá; não aqui. Não buscamos uma reserva de mercado, mas sim o incremento do nosso mercado. Queremos um estado forte, com uma indústria forte e com apoio efetivo às micro e pequenas empresas”, afirmou.

No âmbito nacional, o imbróglio tributário, que prejudica a igualdade de concorrência e o desenvolvimento do setor, também foi lembrado por Longo. “O mercado brasileiro sofre com o fato de cada Estado possuir regras diferentes de tributação e regulamentações próprias. Esse emaranhado de legislações atrapalha as empresas e o próprio crescimento da arrecadação pelo poder público”, ponderou. Ao mencionar o ano eleitoral, o presidente da AGAS também frisou a importância da reforma tributária. “São necessárias reformas no campo da tributação, não apenas com a redução dos tributos, em especial sobre gêneros de primeira necessidade, mas também em relação às pesadas rotinas instrumentais que diariamente nos são impostas”, disse.

Antes do encerramento de seu pronunciamento, Longo chamou ao palco o empresário Moysés Michelon, um dos precursores da Expoagas na década de 70, que foi homenageado com a medalha Supermercadista Honorário AGAS. “Quando a AGAS foi criada, tínhamos como objetivo dar suporte não só ao supermercadista, mas também aos fornecedores. A Expoagas é uma das consequências desse trabalho. A relação que construímos e mantemos até hoje, transcende o viés comercial”, agradeceu Michelon.

O presidente da ABRAS, Fernando Yamada, destacou o alinhamento entre a entidade nacional e as demais associações estaduais. “A ABRAS está liderando uma Frente Nacional do Varejo, para que possamos reunir as entidades interessadas e debater as demandas convergentes do setor. Esta iniciativa é fundamental para manter o desenvolvimento econômico brasileiro nos trilhos”, argumentou.

selo_ok

economiasc.com.br