fbpx


Banner Animado Valfilm Portal Tissue Online
Banner Incape Portal Tissue Online


Notícias Tissue no Brasil

Hergen comemora 40 anos de existência com atuação sólida no mercado global de papel

fabrica-2-1024x421

Em uma cerimônia festiva que reuniu 328 convidados, em 7 de outubro último, a Hergen comemorou quatro décadas de atuação na indústria mundial de papel. A presença de autoridades da região, incluindo Marcus Costa, secretário de Desenvolvimento Econômico de Rio do Sul, Lino Rohden, vice-presidente regional da FIESC (Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina), Edson Zimmer, juiz da comarca de Rio do Sul, Major Luciano Beneval de Souza, comandante do 13º Batalhão da Polícia Militar, e diretores de empresas nacionais e internacionais do setor, representando clientes de países como Alemanha, Bolívia, Canadá, Chile, Colômbia, Equador, Hungria, Noruega, Peru, Polônia, Portugal e Itália, marcou o evento realizado no parque fabril localizado em Rio do Sul (SC).

Fundada por Hermann Hinrich Purnhagen, a empresa iniciou suas atividades produzindo equipamentos para as próprias fábricas de papel e realizando pequenos serviços de manutenção para outras fábricas. “Meu pai veio da Alemanha em 1922, como imigrante, em uma época em que o Brasil vivia uma grave crise econômica. Mas entre Brasil, Canadá e Austrália, optou por imigrar para cá, pelo potencial de crescimento que o País apresentava”, lembrou Germano E. Purnhagen, diretor presidente da Hergen, sobre a trajetória do pai, que constituiu família no Brasil e se estabilizou em Santa Catarina.

O ingresso definitivo no mercado de papel aconteceu em meados de 1979, quando a empresa adquiriu o acervo técnico da Irmãos Cavallari, de São Paulo. Entusiasta da mecânica e da robótica, Germano contribuiu significativamente com a construção da visão da Hergen, traduzida pelo objetivo de ser reconhecida mundialmente como uma das melhores fabricantes de máquinas de papel pela qualidade, tecnologia e inovação de seus produtos. “Cada máquina que fabricamos contém algum tipo de inovação, pois superar o desafio constante da modernização, desenvolvendo e apresentando melhorias tecnológicas capazes de otimizar o processo produtivo de papel, é a nossa premissa”, ressaltou. “O nosso intuito contínuo é apresentar vantagens competitivas aos nossos clientes, seja por meio da qualidade do produto final ou por um processo fabril mais eficiente”, completou Germano.

A prestação de serviços desponta como outro diferencial da Hergen. “Como fabricante nacional de máquinas, temos uma velocidade muito maior em termos de atendimento em comparação aos fornecedores de outros países. Isso é de extrema importância, se pensarmos que cada hora de máquina parada representa uma perda financeira que não se recupera mais”, pontuou o diretor presidente.

A Hergen soma hoje aproximadamente 200 profissionais em seu quadro de colaboradores, sendo que 40 formam o departamento técnico e o restante divide-se entre os setores administrativo e de produção. A comemoração do aniversário de 40 anos fez o termo “legado” ganhar um sentido mais expressivo, conforme enfatizou Emilio Purnhagen, diretor industrial da empresa, ao agradecer a presença de todos os presentes e expressar a sua alegria com todas as conquistas da trajetória bem-sucedida. “Seu significado base é, sobretudo, o ato de deixar algo de valor para alguém. Ao relembrar nossa história e a construção de quem somos, das mãos do meu avô para as que estão presentes aqui conosco hoje, acredito que conseguimos alcançar isso: escrever um legado.”

Ao recordar fatos marcantes desta história, Emilio citou a entrada da empresa no segmento tissue, em 1998, e o primeiro fornecimento de uma máquina crescent former, em 2000. “A partir daí, começamos a crescer gradativamente no segmento tissue. Hoje, já somos o terceiro maior fabricante global de cilindro yankee de chapa de aço e nos capacitamos a ir além, produzindo o equipamento de maior diâmetro ofertado no mercado mundial, com 24’ de diâmetro com dupla largura.”, informou ele, citando a fabricação própria que foi bem recebida pelo mercado e impulsionou a decisão de ampliação da fábrica, tomada há quatro anos. Veja mais detalhes técnicos do equipamento na matéria “Nova identidade visual e verticalização da produção de cilindros secadores renovam planos de crescimento contínuo”.

A verticalização da linha produtiva resultou na realização de todas as etapas do processo fabril dentro da Hergen. “Aumentamos assim a qualidade dos equipamentos, reduzimos os custos logísticos, os custos de fabricação e os prazos de entrega. Com a iminente conclusão do nosso forno, reduziremos ainda mais o tempo de fabricação”, prospectou Emilio sobre o fato que deve acontecer já no próximo mês e que promete uma otimização de um mês nos prazos finais aos clientes.

A Hergen também apresentou ao mercado uma série de produtos novos que oferecem vantagens competitivas variadas aos demais segmentos que atende (papéis para embalagem e papéis especiais), a exemplo dos rolos guia com camisa de aço inoxidável que dispensam revestimento, do refinador de 34 polegadas que conta com diversas inovações e dos discos Fine Bar que estão encontrando excelente aceitação em aplicações distintas.

Copapa homenageia Hergen pela eficiência na prestação de serviços e pelo fornecimento de equipamentos de ponta

Aproveitando a data comemorativa e a reunião de convidados, Jairo Almeida dos Santos, gerente industrial da Copapa, tomou a palavra para prestar uma homenagem a toda a equipe da Hergen. “Gostaria de agradecer à Hergen por estes dez anos de parceria sólida. O projeto da nossa máquina mais recente, que teve início em dezembro de 2014, foi consagrado com um startup que durou apenas seis horas, no último dia 5 de agosto. A primeira bobina produzida pela máquina foi convertida com qualidade de mercado”, disse sobre o primeiro projeto turn key encabeçado pela Hergen, em que 100% dos componentes do projeto (periféricos e máquina) foram de responsabilidade da empresa.

O resultado foi um projeto muito bem-sucedido, conforme sublinhou Santos. “Foi um trabalho feito por uma empresa extremamente madura, que não deixou a desejar em nenhum aspecto. Os prazos foram cumpridos conforme o cronograma e toda a programação, que incluía interações com a nossa equipe e com outros fornecedores, foi fundamental para ajustar o projeto às nossas necessidades e particularidades. Após o startup, as metas estão muito acima do planejado, com uma curva de aprendizado que supera quaisquer expectativas. Já estamos avaliando outros projetos para dar continuidade a essa parceria bem-sucedida”, fez o balanço e adiantou sobre os próximos passos.