Grupo Voith investe em voluntariado de colaboradores da América do Sul
Lançado em 2022, em parceria com a Fundação Hanns Voith, o programa #VoithCares tem como objetivo contribuir para causas com as quais os colaboradores estão engajados como voluntários
O comprometimento social de colaboradores da Voith na América do Sul destacou a presença da região entre os projetos selecionados pelo programa global #VoithCares. Seis iniciativas – quatro do Brasil e duas da Colômbia – estão entre as 50 aprovadas e receberão, cada uma, mil euros destinados conjuntamente pelo Grupo Voith e pela Fundação Hanns Voith, neste ano fiscal 2022/2023.
Ao todo, o programa #VoithCares recebeu nesta primeira edição cerca de 100 inscrições, realizadas por integrantes de suas divisões de negócios, que abraçam as causas promovidas. Lançado em 2022, o programa #VoithCares contribuirá com 50 ações promovidas ao redor do planeta todos os anos.
Para obter o financiamento, os projetos devem estar alinhados ao DNA da empresa, com foco em “desenvolver tecnologias sustentáveis para as gerações futuras”, e voltados para quatro grandes temas: digitalização, descarbonização, tecnologia/inovação e/ou iniciativas sociais.
Além disso, são considerados projetos orientados pelo propósito de beneficiar crianças, adolescentes, jovens adultos ou pessoas socialmente desfavorecidas. A companhia elaborará relatórios regulares para acompanhar o andamento de todas as iniciativas escolhidas.
“Ajudar a fortalecer e a expandir atividades dentro das comunidades nas quais voithianas e voithianos interagem como voluntários é parte da nossa missão. Temos muito orgulho da atuação social de nossos colaboradores”, comentou Cibele Barbará, presidente da Fundação Voith Brasil.
Conheça os projetos na América do Sul apoiados pelo programa #VoithCares no ano fiscal 2022/2023:
BRASIL
- Biblioteca Infantil do Lar Creche Wilson de Oliveira – Os recursos doados pelo programa #VoithCares ajudarão a equipar a Biblioteca Infantil das novas instalações do Lar Creche Wilson de Oliveira, na cidade de Jundiaí (SP). A construção da sede própria da instituição, finalizada em 2022, ampliará o suporte a crianças de dois a seis anos em risco de vulnerabilidade social, que lá são assistidas educacional e socialmente de forma gratuita.
Mais informações sobre o projeto: https://crechewilson.com.br/.
- Centro de Excelência em Primeira Infância – Desenvolvido na zona sul da cidade de São Paulo, o projeto do Instituto Brasileiro de Estudos e Apoio Comunitário contribui para a eliminação da mortalidade infantil e materna, e o cuidado integral de gestantes, mães e bebês, com o objetivo de transformar os vínculos das famílias com a comunidade em que vivem.
Mais informações sobre o projeto:
http://www.ibeac.org.br/category/maes-mobilizadoras/primeirainfancia/.
- Curso para Gestantes em Situação de Vulnerabilidade Social – O apoio financeiro do programa #VoithCares possibilitará o aumento do número de vagas no curso e na distribuição de enxovais para bebês para as gestantes que o frequentam, organizado pelo Lar Meimei na cidade de São Paulo (SP). Durante a atividade, jovens grávidas em situação de vulnerabilidade social recebem apoio e informações por meio de palestras multidisciplinares.
Mais informações sobre o projeto: https://searabendita.org.br/assistencia-e-servico-social.
- Música no Bairro – O projeto oferece aulas de musicalização infantil, flauta-doce, instrumentos de metais e canto em coral a crianças e adolescentes da comunidade do município de Almirante Tamandaré (PR). Essa é uma das ações que a organização Dorcas conduz desde 1996 para acolher, em sua sede no bairro do Bonfim, o público local de quatro a 18 anos em situação de vulnerabilidade durante o contraturno escolar.
Mais informações sobre o projeto: https://dorcas.org.br/.
COLÔMBIA
- Casa Hogar de Niños Felices – Apoios como o destinado pelo programa #VoithCares a esse projeto em Bogotá asseguram a assistência a crianças e adolescentes entre sete e 18 anos, vítimas de abusos ou com direitos ameaçados, que se encontram em lares temporários administrados pela Congregación de Religiosos Terciarios Capuchinos de Nuestra Señora de los Dolores.
Mais informações sobre o projeto: http://www.amigonianosj.org/.
- Copa Manglar – O aporte da Voith financiou a criação de um campeonato de futebol, idealizado para dar ainda mais visibilidade ao projeto que a organização Sentidos de la Tierra já realiza em Cartagena das Índias. A iniciativa incentiva a reciclagem comunitária a partir da venda do plástico retirado do manguezal da região para gerar recursos aplicados na compra de mudas para plantio no próprio ecossistema. Participam desse torneio 120 crianças de cinco a 11 anos do povoado de Boquilla, beneficiadas com ações de saúde, bem-estar e educação ambiental.
Mais informações sobre o projeto: https://www.sentidosdelatierra.org/.
Clique aqui para acessar mais informações sobre o programa #VoithCares.