fbpx


Banner Incape Portal Tissue Online
Banner Animado Valfilm Portal Tissue Online


Notícias Tissue na América Latina

Grupo Familia figura em top 5 de inovação na Colômbia

Empresa lançou cerca de 35 inovações no ano passado e teve uma participação de 15% nas vendas globais desses produtos

O Grupo Familia foi destaque no ranking de inovação empresarial feito pela Andi (Associação Nacional de Empresários da Colômbia da Revista Dinheiro), ficando com o terceiro lugar entre cinco posições. “Este é um reconhecimento do talento do nosso povo para impulsionar a inovação a serviço de um país inteiro”, diz o grupo.

O Grupo Familia lançou cerca de 35 inovações no ano passado e teve uma participação de 15% nas vendas globais desses produtos. Até 2015, seus novos produtos representavam 2% das vendas. Porém, nos últimos anos, eles tiveram uma nova dinâmica e passaram a gerar mais impacto na receita. No ano passado, alcançaram 15%.

productos-de-la-marca-familia-45830-3-420-venta-5

O grupo utiliza um modelo de inovação sustentado por três pilares. Um: a colaboração externa com diferentes parceiros, empresas e fornecedores. Dois: a inovação democratizada, em que as ideias vêm de qualquer nível. E três: o conhecimento do consumidor como base da inovação.

“Muitas empresas às vezes se enganam pensando que querem fazer muitos produtos e medir a inovação pelo número de novos produtos, mas não pelo benefício econômico que eles trazem em vendas e lucratividade”, diz Lucas López, vice-presidente de marketing do grupo. Além disso, de acordo com Lucas, não se trata apenas de produtos, mas também de serviços, em um mix que gera valor.

“É fundamental um produto que pode chegar à base da pirâmide, que é formada por uma população que tem limite de gastos, mas na qual queremos democratizar essa inovação”, acrescenta López.

Uma das principais inovações do Grupo Familia no ano passado foi a fralda de proteção extra Pequeñín, que combina várias técnicas que a tornam mais fina, absorvente e sustentável. O produto também pode ser comprado individualmente, em lojas de bairro.

Com a pandemia, o Familia antecipou as necessidades dos consumidores, graças ao que entende como espinha dorsal da inovação: a análise. A empresa rapidamente ajustou sua oferta de produtos e serviços e também desenvolveu plataformas de tecnologia para se conectar com seus consumidores.

Hoje, a companhia tem cerca de 200 novos produtos em reserva para lançar nos próximos anos. Além disso, também avança em projetos de inovação em logística, como, por exemplo, um galpão automatizado que vai construir perto da cidade de Medellín.

Isso também pode ser interessante 👇🏻
• Conheça a produção de pastas de alto rendimento na BO PAPER
• Start-up na Polônia de Máquina Tissue HERGEN
• Lubmaster renova a identidade visual de seus tambores