NotíciasTissue no Brasil

Grupo Carrefour será carbono neutro até 2040

A empresa anunciou que vai reduzir suas emissões em 70% em 2040 e usará apenas eletricidade renovável em 2030

O Grupo Carrefour acelera seus planos de se tornar uma empresa neutra em carbono, estabelecendo um novo prazo para esse objetivo: 2040. Até lá, a empresa vai reduzir suas emissões em 70% em relação aos níveis de 2019, ou seja, 15 pontos percentuais a mais que sua meta anterior.

A varejista francesa garante que usará apenas eletricidade renovável em 2030. Para isso, o Carrefour dará prioridade à produção in loco – produzir eletricidade para uso próprio ou injetá-la na rede –, e à assinatura de PPAs (contratos de compra de energia, na sigla em inglês). O consumo de eletricidade foi responsável por 58% das emissões de gases de efeito estufa em 2020.

Além disso, a empresa presidida por Alexandre Bompard vai reduzir o consumo de energia em 27,5% em 2030 (em relação aos níveis de 2019), o que equivale a mais de um milhão de megawatts-hora por ano e uma redução de 240.000 toneladas de dióxido de carbono equivalente.

Esta redução irá gerar uma economia anual de energia de 100 milhões de euros. O consumo de energia representou 66% das emissões de gases de efeito estufa no ano passado.

O novo terceiro compromisso do Carrefour é reduzir as emissões decorrentes do uso de refrigerantes em 50% até 2030 e 80% até 2040. Isso significará a substituição dos refrigerantes fluorados por novas instalações que utilizam dióxido de carbono, de acordo com a regulamentação europeia de gases fluorados. O consumo de refrigerantes correspondeu a 34% das emissões de dióxido de carbono em 2020.

Segundo comunicado do grupo, essas iniciativas juntas vão economizar 1,280 milhão de toneladas de CO2 equivalente até 2040. “Com uma década à frente do horizonte de 2050, definido pelos compromissos da França e da União Europeia para alcançar a neutralidade de carbono, o Carrefour confirma seu compromisso em favor de uma transição alimentar para todos, respeitando o meio ambiente”, diz o documento.

COLABORAÇÃO COM CLIENTES, FORNECEDORES E PARCEIROS

A empresa ressalta que graças aos seus clientes, fornecedores e parceiros, “está implementando soluções para se adaptar às mudanças climáticas e facilitar a transição para uma economia de baixo carbono. Cumprindo os compromissos assumidos pela comunidade internacional, o Carrefour tem aumentado constantemente o seu objetivo e redobrado os esforços no combate às alterações climáticas”.

No ano passado, as metas eram uma redução de 30% nas emissões até 2030 e de 55% até 2040 (em comparação com os níveis de 2019). Agora, o grupo acelera essas projeções, após reduzir as emissões em 9% em 2020 em relação ao ano anterior.

A partir de agora, o plano de ação do grupo para alcançar a neutralidade de carbono consistirá em reduzir ao máximo as emissões de dióxido de carbono decorrentes de suas atividades na fonte.

Fonte
Revista InfoRetailIstoÉ
Mostrar mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo