Notícias Personal Care

Fraldas adultas, um mercado em constante crescimento

Com quase 100MM de unidades vendidas por mês no Brasil, as fraldas adultas são um mercado em constante crescimento.

Segundo dados do IBGE de outubro de 2012, a taxa de fecundidade, número médio de filhos que uma mulher teria dentro do seu período fértil, das brasileiras caiu de 6,16 em 1940 para 1,9 entre 2000 e 2010. Para a população continuar crescendo, o nível mínimo chamado de reposição, é de 2,1. No país, apenas a região Norte está acima da média, com 2,47.

Isso provocou uma alteração na pirâmide etária brasileira, com aumento proporcional de idosos e diminuição de crianças, além, é claro, do aumento na expectativa de vida para 90 anos.

Por isso, temos uma grande oportunidade de mercado a ser explorada e com grande potencial já que se trata de um público exigente e muitas vezes desprezado ou não valorizado.

Hoje 22% da população está se tornando sênior, de 206MM de habitantes, 51MM tem mais de 50 anos e temos uma expectativa dessa porcentagem crescer para 50% até 2060, onde metade da população terá mais de 50 anos.

Por isso, hoje nosso olhar é para as fraldas adultas.

As fraldas abertas que temos atualmente no mercado são praticamente as mesmas de 10 anos atrás, com backsheet em filme plástico, barreira e sistema de fechamento com fitas adesivas, bi-laminadas ou tri-laminadas.

Dificilmente o consumidor final enxerga o benefício das fitas tri-laminadas. Ele não vê que a parte colorida, ou target tape, faz o papel de frontal tape, permitindo o reposicionamento da fita, como na figura abaixo:

Alguns fabricantes também utilizam a fita bi-laminada para fechamento das fraldas abertas adultas. Porém a fita bi-laminada foi projetada para ser utilizada em fraldas infantis sobre o frontal de filme (BOPP) para que possa ser reposicionada. No caso de utilização nas fraldas adultas elas perdem essa característica de reposicionamento pois uma vez aplicada no backsheet, após abertas rasgarão o mesmo.

Pensando em levar maior valor ao usuário, a Parafix está lançando uma nova fita tri-laminada para ser utilizada em fraldas abertas, o  Softlock®. É uma fita moderna com um fechamento mecânico (Hook e Loop) combinados com o fechamento adesivo, levando ao consumidor final valor e possibilitando ao fabricante manter seu público alvo, além de, fidelizar seus clientes.

Podemos acrescentar ainda, aos benefícios, que por ser um fechamento mecânico ele não sofre contaminação de outros produtos como talcos ou óleos prolongando seu uso.

Observe através do filme abaixo que com a Softlock®, o usuário final enxerga o valor do produto pois a fita necessitará ser aplicada sobre o backsheet para ser aberta e fechada. Além disso, poderá ser reposicionada várias vezes e em diferentes lugares. Portanto o usuário poderá abri-la para conferir se foi utilizada ou até mesmo para fazer um reajuste na cintura. Isso tudo sem perder performance.

Importante salientar que o fabricante consegue utilizar o produto na sua máquina atual, fazendo poucas ou quase nenhumas mudanças na configuração atual.

Com essa visão, e com foco no mercado Sênior, a Parafix criou uma Unidade de Negócios exclusivo. E se você tiver interesse ou ideias, não hesite em nos contatar.  Em breve voltaremos com novidades, aguardem!