Fox Fold transforma o setor hoteleiro com soluções de papel tissue à base de bambu
A startup canadense se uniu a redes de hotéis para fornecer produtos de papel tissue feitos a partir de bambu, oferecendo soluções que combinam sustentabilidade e economia de custos
A Fox Fold, uma empresa canadense sediada em Vancouver, está transformando o setor hoteleiro com seu papel higiênico sustentável à base de bambu e um dispenser que elimina o desperdício de produtos não utilizados. Em apenas seis meses, a empresa garantiu parcerias com algumas das maiores marcas de hotelaria do Canadá, oferecendo uma solução ecologicamente correta e econômica.
A ideia surgiu de Ludovic Siouffi, CEO da Fox Fold, quando ele considerava quais produtos poderiam ser reinventados. “Greg e eu somos primos e sempre tivemos ideias desde crianças. Analisamos algumas, mas nenhuma delas justificava o abandono de nossas carreiras. A ideia do Fox Fold parecia ridícula no início, mas rapidamente nos perguntamos por que ninguém havia pensado nisso antes”, disse o executivo.
Siouffi e seu primo, Greg Hegger, COO da Fox Fold, buscaram o feedback de proprietários e operadores de hotéis. “Internamente, esperávamos que nos dissessem que não funcionaria”, disse Siouffi. “Mas saímos de uma reunião com um hotel de médio porte, de duas a cinco estrelas, e seus gerentes gerais e grupos de proprietários nos disseram quanto papel era desperdiçado, demostrando interesse imediato em testar o produto”.
Embora o bambu seja uma matéria-prima mais cara do que as árvores, o Fox Fold compensa os custos reduzindo as embalagens e melhorando a eficiência. “O bambu é um pouco mais caro, mas eliminamos muita embalagem e como o produto é plano, podemos armazenar e despachar mais. É um produto mais eficiente, que nos permitiu reduzir nossos custos e manter um preço competitivo, mesmo sendo feito de bambu, um material mais caro”, explica Hegger.
A Fox Fold também assinou acordo com a Accor, grupo hoteleiro global presente em mais de 110 países. “A sustentabilidade está se tornando cada vez mais uma prioridade para muitos hóspedes. Como resultado, vemos mais inovação no setor e é mais fácil encontrar produtos alternativos que se enquadrem nos nossos objetivos. O lenço facial Fox Fold não tem defletores, o que significa que não há plástico na parte superior da caixa. O design avança na eliminação do plástico em nossos quartos de hóspedes. Além disso, a própria caixa de lenços faciais em si é reutilizável e recarregável, eliminando embalagens descartáveis e desperdícios associados às caixas de lenços”, disse Denis Klurfeld, vice-presidente sênior de compras de luxo e estilo de vida da Accor.
Chris Nelson, proprietário do Pacific Sands Beach Resort e investidor da Fox Fold, elogiou o impacto da empresa. “Eles apoiam a nossa missão de adotar práticas mais sustentáveis; somos a favor da utilização de bambu como matéria-prima em vez de árvores e isso reduz o desperdício de rolos de papel inacabados. Também podemos compartilhar essa história com nossos hóspedes. A equipe de limpeza adora, pois agora armazena e reabastece menos produtos, e fizemos isso sem aumentar nossos custos anuais com lenços de papel; estamos economizando dinheiro”, concluiu.