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Flexibilidade: Kimberly-Clark segue apostando no modelo de trabalho híbrido

A companhia, que já era adepta ao home office, criou regras para agendamento de reuniões, respeitando as rotinas pessoais de seus colaboradores

A Kimberly-Clark está reforçando sua cultura de flexibilidade no retorno dos colaboradores administrativos ao modelo híbrido. A companhia, que já era adepta ao home office, criou regras para agendamento de reuniões, respeitando as rotinas pessoais, promoveu palestras sobre saúde mental e intensificou o apoio ao desenvolvimento da carreira dos colaboradores.

A flexibilidade no trabalho tem sido cada vez mais valorizada pelos profissionais. De acordo com uma pesquisa do LinkedIn, 78% dos brasileiros consideram este um quesito importantíssimo e 40% dos participantes disseram que em algum momento da carreira consideram deixar seus empregos caso não contem com a compreensão do empregador. Por outro lado, um levantamento da Deloitte mostra que apenas 46% das empresas oferecem práticas flexíveis no cenário atual, e somente 42% prestam suporte emocional aos seus funcionários.

“Assim como foi necessário um processo de aprendizagem durante a transição para o trabalho totalmente remoto no início da pandemia, o retorno presencial aos escritórios também está demandando adaptação. Nosso cuidado com os colaboradores vai além das políticas corporativas. Estamos sempre atentos às suas necessidades, mantendo um canal de diálogo aberto. Acreditamos que o desempenho, o trabalho, a criação de valor só existem se as pessoas estiverem em um ambiente que possam ser quem elas são e ter equilíbrio entre os papeis da vida pessoal e profissional. Essa relação do nosso colaborador com a Kimberly-Clark é muito genuína”, comenta Felipe Balbino, diretor de RH da Kimberly-Clark Brasil.

Nesse sentido, a multinacional criou as “regras de ouro para o home office”, propondo uma rotina de trabalho mais flexível e empática. Entre os principais benefícios, estão: expansão da sexta-feira curta de duas vezes por mês para todas as semanas; agendamento de reuniões com intervalos; envolvimento apenas das pessoas necessárias nas reuniões; eficiência no uso do tempo; respeito aos horários de trabalho; Focus Day, um dia no mês bloqueado para reuniões; tour virtual para novos colaboradores; reforço de canais de proximidade entre líderes e colaboradores; ampliação de conteúdos de desenvolvimento e voltados para saúde mental – que, em 2020 e 2021, alcançaram mais de 3 mil participações, contabilizando 10 mil horas de treinamento e mais de 52 episódios de podcast de saúde mental.

Prezando pelo cuidado com a saúde mental de seus funcionários, a gigante de bens de consumo também oferece grupos de apoio psicológico, liderados por uma psicóloga e abertos ao público, por meio de inscrição. A ação teve início no final de 2020 e até o momento já foram realizadas 13 sessões, com o objetivo de criar um espaço para trocas, acolhimento e conversa sobre temas ligados à saúde mental.

TRABALHO HÍBRIDO

O modelo híbrido considera no mínimo 40% de presença no escritório, que pode variar de acordo com o monitoramento da situação da pandemia, e pode ser cumprido de diferentes maneiras. Para isso, é desenhado um acordo entre colaboradores e líderes: por exemplo, os funcionários podem trabalhar dois dias por semana no escritório, ou ir todas as manhãs e estar em casa no período da tarde.

Esse movimento está sendo constantemente acompanhado pelo comitê multifuncional responsável por avaliar os indicadores de saúde, com base nos protocolos estabelecidos, para garantir a segurança dos colaboradores. Os funcionários passam por treinamentos para reforçar os protocolos de segurança, assim como informações voltadas para preservação da saúde em eventos e reuniões híbridas, considerando que, diariamente, parte deles estará em home office. De acordo com a companhia, toda evolução da política de trabalho presencial, assim como os protocolos de segurança, seguirá sendo analisada de acordo com os níveis epidemiológicos.

DESENVOLVIMENTO DE CARREIRA

Outra frente de trabalho é o estímulo da troca entre áreas, fomentando cada vez mais conhecimentos e experiências diversas. Um exemplo é o programa GIG´s, que possibilita aos profissionais passarem um período desenvolvendo atividades de outras áreas e, assim, fortalecer o intercâmbio de conhecimento e desenvolvimento de carreira.

Outro movimento, intensificado com a pandemia, que vai ao encontro do princípio de flexibilidade o “anywhere office”.  Essa prática permite que funcionários se desenvolvam, participando do GIG em outro país, por exemplo, e alcancem cargos globais sem deixar o Brasil, por exemplo, e que possam cumprir suas demandas de qualquer lugar. Atualmente, são 18 colaboradores em posições globais que moram no Brasil e 179 colaboradores em posições na América Latina que moram no Brasil.

Fonte
Kimberly-Clark
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